Fortaleza perde para Botafogo e termina rebaixado à Série B

O time cearense foi superado por 4 a 2, no Engenhão

Escrito por
Alexandre Mota alexandre.mota@svm.com.br
(Atualizado às 18:31)
Legenda: O Fortaleza se despediu da Série A após sete anos consecutivos na elite nacional
Foto: Kid Júnior / SVM

O Fortaleza foi rebaixado à Série B de 2026. Apesar de uma arrancada histórica, o time cearense perdeu na última rodada da Série A para o Botafogo por 4 a 2, no Engenhão, e terminou na zona de rebaixamento, encerrando uma sequência de sete anos consecutivos na 1ª divisão. Em campo, os gols alvinegros foram marcados por Arthur Cabral, Marçal, Artur e Mateo Ponte neste domingo (7) - o Leão descontou com Breno Lopes e Adam Bareiro.

Assim, terminou na 18ª posição, com 43 pontos. A mudança na tabela ocorreu por dois resultados da 38ª rodada. No Barradão, o Vitória-BA venceu o São Paulo por 1 a 0, enquanto o Internacional bateu o Bragantino por 3 a 1, no Beira-Rio. Assim, os dois passaram o Leão na tabela e escaparam da queda. Os demais rebaixados foram: CearáJuventude Sport. O Vovô perdeu para o Palmeiras em casa por 3 a 1 e entrou na zona justamente na rodada final.

Tabela da Série A
Legenda: Ceará e Fortaleza foram rebaixados juntos à Série B de 2026
Foto: arquivo / SVM

No fim, a equipe reagiu sob o comando de Martín Palermo, saiu do Z-4 na 37ª rodada, chegou a ficar nove partidas sem perder, mas mesmo assim não conseguiu evitar o rebaixamento, que marca também uma temporada melancólica em 2025, com diversas metas fracassadas no ano: Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

O jogo

A “final das finais” para o Fortaleza começou muita tensa. Em casa, o Botafogo se lançou para o ataque desde o início e pressionou a equipe cearense, que adotou estratégia de contra-ataque e permaneceu muito compacta no campo defensivo. Aos 10, Barrera finalizou para defesa de Brenno.

A equipe leonina resistiu aos primeiros minutos e abriu o placar aos 16. Após um bate-rebate na área, Adam Bareiro ganhou de cabeça e ajeitou para Breno Lopes. O atacante dominou com liberdade e mandou uma bomba no ângulo, marcando um golaço no Engenhão a favor do Leão: 0x1.

Depois disso, a partida se transformou em ataque x defesa. O Botafogo cresceu de desempenho e teve muito volume de jogo. Aos 25, Artur cabeceou no travessão. Dois minutos depois, Marlon Freitas passou por dois marcadores e teve uma finalização rasante tirando tinta da trave, com perigo.

Nos acréscimos, aos 49, o time carioca foi recompensado. Vitinho levantou na área, Pikachu cortou mal e deixou com Montoro, livre. O meia argentino bateu colocado e deixou tudo igual: 1x1.

Atletas de Fortaleza e Botafogo disputam bola
Legenda: O Fortaleza teve uma exibição muito defensiva contra o Botafogo
Foto: Vagner Nascimento / Fortaleza

Na volta do intervalo, o Botafogo aumentou a rotação em campo e teve um início avassalador. Aos 2, Vitinho driblou Pierre e cruzou na medida para Arthur Cabral desviar de cabeça e virar o jogo para os donos da casa: 2x1. Aos 6, o time carioca ampliou o placar em contra-ataque com Barrera, mas o lance foi anulado por intervenção do árbitro de vídeo (VAR), que assinalou um pênalti para o Fortaleza na origem da jogada após uma cobrança de escanteio.

A cobrança foi de Adam Bareiro, aos 10, que empatou em 2 a 2. A missão então era resistir à pressão do Botafogo, mas a equipe cearense não sustentou o volume de jogo.

Aos 38, depois de um escanteio, Marçal subiu livre e cabeçou para fazer 3x2. Já nos acréscimos, aos 49, mais um gol para fechar o placar, com Mateo Ponte: 4x2. 

Escalações

  • Botafogo: Raul; Vitinho (Mateo Ponte), Gabriel, Marçal e Alex Telles (Cuiabano); Allan, Marlon Freitas e Montoro (Newton); Artur (Santiago Rodríguez), Barrera (Toledo) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti. 
  • Fortaleza: Brenno; Mancuso, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Diogo Barbosa (Weverson Costa); Sasha, Pierre (Rodrigo) e Pochettino; Breno Lopes (Lucas Crispim), Pikachu (Rossetto) e Adam Bareiro (Deyverson). Técnico: Martín Palermo.

Ficha técnica | Botafogo 4x2 Fortaleza

  • Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
  • Data: 07/12/2025 (domingo)
  • Horário: 16h, de Brasília
  • Gols: Breno Lopes aos 16' 1T (0x1), Montoro aos 49' 1T (1x1), Artur aos 07' 2T (2x1), Bareiro aos 10' 2T (2x2), Marçal aos 38' 2T (3x2) e Mateo Ponte aos 49' 2T (4x2)
  • Cartões amarelos: Mancuso (Fortaleza) e Toledo (Botafogo).
  • Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
  • Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (MG)
  • Assistente 2: Celso Luiz da Silva (MG)
  • Quarto árbitro: Fernando Antônio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
  • VAR: Wagner Reway (SC)

Saiba como foi o tempo real

Assuntos Relacionados