Fortaleza busca reação na Série A contra Botafogo no Rio de Janeiro

Sob comando de Marcelo Chamusca, Leão tem o segundo desafio consecutivo fora de casa hoje, às 18h15, no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada. Na última quinta-feira, o Leão foi melhor, mas não foi vitorioso contra o Vasco

Legenda: O técnico Marcelo Chamusca busca sua 1º vitória no Leão após seu retorno
Foto: CAMILA LIMA

Um novo desafio na Série A do Brasileiro e a missão de retomar as vitórias na temporada. A saga do Fortaleza fora de casa segue no Rio de Janeiro e tem novo capítulo hoje contra o Botafogo, às 18h15, no Engenhão, pela 22ª rodada. A partida tem transmissão ao vivo da Rádio Verdes Mares e em tempo real do Diário do Nordeste.

O contexto pressiona o time do técnico Marcelo Chamusca. Até ocorreu produção nos últimos jogos, mas a equipe ainda precisa converter o desempenho em resultado positivo. No momento, o jejum é de cinco partidas na competição, com quatro derrotas.

De time próximo do G-6, o Leão entra em campo com vantagem mínima da zona de rebaixamento, apesar de não ter chance de ficar no Z-4. Por isso, a tendência é de manutenção da postura frente ao Vasco, na qual teve imposição coletiva e criou as melhores oportunidades no campo de São Januário.

Assim, o trabalho do novo treinador é de ajustes com o padrão tático tricolor. O Fortaleza adaptou-se ao esquema 4-4-2 e conquistou títulos recentes com essa formação. As mudanças são em aspectos do jogo, como marcação pressão e presença de um “camisa 10” na organização.
“A equipe tem uma mecânica e vem jogando assim faz tempo. A ideia nossa é tentar mexer o mínimo possível até porque o time teve bons resultados. Na semana (livre) que tiver, temos que melhorar alguns pontos como ‘perde e pressiona’, circulação, atacar pelo corredor central, poder ter uma variação melhor além da mecânica, uma alternância pela característica de nossos jogadores”, afirmou o treinador leonino.

As dificuldades na sequência são os desfalques, principalmente no âmbito defensivo. Os zagueiros Paulão (Covid-19) e Quintero (lesão) estão fora da partida de hoje. O também defensor Roger Carvalho e o lateral Gabriel Dias se recuperam de contusões e são dúvidas no domingo.
Além dos quatro atletas, o departamento médico avalia os atacantes Yuri César e Osvaldo às vésperas da partida. Ambos completaram 10 dias de isolamento ontem, após testarem positivo para o novo coronavírus e - segundo protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - podem ser relacionados.

Apesar das baixas, o volante Felipe retorna aos titulares por cumprir suspensão. A expectativa é de uso da base do plantel nos confrontos anteriores: Bruno Melo na defesa e Ronald deslocado para a segunda linha. O posto de centroavante, no entanto, está indefinido por hora.
Bergson participou contra o São Paulo e soma dois gols em cinco duelos. Wellington Paulista balançou as redes nesse mesmo confronto e teve oportunidade frente ao Vasco, mas foi substituído no segundo tempo da partida.


Botafogo

O time carioca atravessa momento complicado na Série A, estando com apenas 20 pontos em 20 jogos, sem chances de sair da zona de rebaixamento na atual rodada. Com o novo técnico argentino Ramón Díaz se recuperando de cirurgia, o filho Emiliano preparou a equipe às vésperas do confronto e deve repetir escalação utilizada na derrota para o RB Bragantino, quando perdeu por 2 a 1 em casa na formação 4-5-1.

A equipe também possui desfalques importantes como o goleiro paraguaio Gatito e os atacantes Lecaros, Kelvin e Angulo - todos no departamento médico. A aposta do plantel carioca é no centroavante Matheus Babi, que soma seis gols pelo Brasileirão.

Ficha Técnica

Série A do Brasileiro - 22ª rodada
Nilton Santos, no Rio de Janeiro
22 de novembro - 18h15

Botafogo
Cavalieri, Kevin, M. Benevenuto, Kanu, Victor Luis, José Welisson, Caio Alexandre, Honda, Bruno Nazário, Éber Bessa,
Matheus Babi. Técnico: Emiliano Díaz

Fortaleza
Felipe Alves, Tinga, Jackson, Bruno Melo, Carlinhos, Felipe,
Juninho, Ronald, Romarinho, David, W. Paulista. Técnico: Marcelo Chamusca

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Transmissão: ao vivo na Rádio Verdes Mares e no canal Premiere, e em tempo real no Diário do Nordeste

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte