A volta do técnico Paulinho Kobayashi, as mudanças por ele promovidas na equipe e os dias a mais que o Ferroviário havia ganhado para trabalhar, uma vez que o jogo da 4ª rodada, contra o São José-RS, não havia ocorrido, não surtiram qualquer efeito imediato positivo para o time coral na Série C do Brasileiro.
Ao voltar a jogar pela competição, na noite deste domingo (19), o Tubarão da Barra voltou a ser goleado, desta vez pelo ABC-RN, por 4 a 0. O revés, no entanto, ocorreu em pleno Estádio Presidente Vargas, diante da torcida coral. O Ferroviário não desistiu do jogo e buscou marcar pelo menos um tento até o fim, mas foi bastante vulnerável na defesa.
O jogo começou com as equipes trocando ataques de maneira franca. Com sete minutos, Ferroviário e ABC tinham tido, cada um, pelo menos uma chance clara de marcar. Mais à vontade em casa, o Tubarão tentou tomar o controle do jogo e apresentou mais volume até os 15 minutos da primeira etapa. Vitinho teve oportunidade de abrir o placar, mas desperdiçou.
O primeiro tento do jogo saiu aos 17 minutos. Numa bola cruzada para a área, Jenison aproveitou que estava livre na segunda trave e finalizou para a meta. O gol pareceu mexer com os ânimos dos atletas corais, que tentavam atacar de forma desordenada para correr atrás do prejuízo e permitiam contra-ataques. Aos 35, em nova bola aérea, Douglas Dias saiu mal e a bola sobrou para Gabriel Santiago, que mandou por cobertura sobre Geninho.
A pressão só aumentava sobre o time da Barra do Ceará e ficou pior em uma cobrança de falta, próxima da meia-lua, aos 45 minutos. Felipe Albuquerque tentou cobrar por baixo, a bola explodiu na barreira e voltou. O mesmo atleta tentou jogar na área outra vez, do mesmo jeito, e dessa vez a bola passou. Daniel recebeu e cruzou para Matheus Blade desviar para a rede.
O prejuízo só não foi pior antes do intervalo porque a trave salvou o Tubarão de um gol contra de Geninho. Nessa altura, os torcedores na arquibancada já protestavam com vaias e gritos.
Kobayashi voltou com três mudanças para o segundo tempo e tentou colocar o Ferroviário para cima. Com um placar sólido nas mãos, o ABC recuou o time para trás da linha do meio de campo e só descia em contra-ataques seguros, evitando se expor.
Ao Peixe, restou apostar em bolas cruzadas, que resultaram em cabeçadas perigosas de Ciel e Léo Rafael, ou mesmo lançamento em profundidade. Gabryel Martins saiu cara a cara com o goleiro Pedro Paulo, mas não marcou e Ciel também teve oportunidades reais, mas em posição irregular por duas vezes. Teve ainda uma cobrança de falta no travessão do camisa 99.
O golpe final do Elefante veio aos 35 minutos do segundo tempo. Numa descida pela esquerda de Lucas Sampaio, a bola foi cruzada rasteira para a área e Matheus Blade desviou rápido, rasteiro e no canto esquerdo de Douglas Dias para sacramentar a goleada por 4 a 0.
Com o resultado, o ABC pulou para a 12ª posição, com 4 pontos ganhos, e o Ferroviário ficou na 18ª, com apenas um pontinho. Em dois jogos, o Tubarão sofreu nove tentos e não marcou nenhum.
O próximo jogo do Ferroviário será dia 28 de maio, uma terça-feira, às 20 horas.