Juan Marín Lucero e Fortaleza foram acionados na Fifa pelo Colo-Colo. O clube chileno acusa o Leão de ter induzido o jogador a rescindir seu contrato. O time alega que o atleta não tinha uma cláusula de rescisão em seu contrato e o jogador foi 'aliciado' e induzido a solicitar a sua liberação.
O Colo-Colo pede à instituição que o jogador seja impedido de mudar de clube durante um período de três meses. Além disso, o clube ainda exige um valor de aproximadamente 2.1 milhões de dólares (R$ 10 milhões) e uma punição que o mantenha afastado dos gramados por, pelo menos, quatro meses. A informação é do jornal encancha, do Chile.
PROCESSO CONTRA O FORTALEZA
Contra o Tricolor do Pici, o Colo-Colo quer que a Fifa aplique a punição do ‘transfer-ban’, onde o clube ficaria impedido de contratar jogadores por, pelo menos, três temporadas.
Caso o Fortaleza seja condenado, o clube ainda poderá apelar à Câmara de Apelações da FIFA e o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). A estimativa é que o caso seja finalizado somente no final de 2024.
A FIFA ainda não acatou a denúncia nem se pronunciou sobre o caso.
O QUE DIZ O FORTALEZA?
Em nota, Alex Santiago, 2º Vice-Presidente do Fortaleza, disse que o clube já tomou ciência de ação ajuizada pelo clube Colo-Colo-CHI. Porém, segundo Santiago, o atleta exerceu a sua cláusula de saída e fez o pagamento ao seu ex-clube.
"A frustração desportiva é natural, pois se entende a importância deste atleta, que já tem números relevantes no futebol brasileiro. É inesperado, apenas, que o Fortaleza tenha sido incluído nesta ação, vez que o clube lidou com atleta livre", disse. "O Fortaleza observa sua inclusão na ação com surpresa, mas também com muita tranquilidade. O Clube irá apresentar tecnicamente sua defesa perante a FIFA, sempre com o objetivo de melhor resguardar os direitos da Instituição", pontuou.
NOS CLUBES
Atuando pelo Fortaleza, o jogador chegou nesta temporada (2023) e já soma 21 jogos e 18 participações em gols, sendo seis assistências e 12 bolas na rede. O atleta tem sido um reforço importante do Tricolor do Pici.
Pelo Colo-Colo, o jogador atuou em 2022. Lá o atacante esteve em campo em 39 jogos, marcou 24 gols e seis assistências para seus companheiros. Antes do clube chileno, o atacante atuou na Argentina, no Vélez Sarsfield.
*Sob a supervisão de João Bandeira Neto