Ciclista cearense brilha na equipe Memorial

Radicado há 22 anos em São Paulo, o atleta cearense Antônio Santos do Nascimento, o Tonho, integrante da equipe Memorial-Santos, é apontado como um dos ciclistas mais completos e versáteis do País. Especialista em provas de montanha, Tonho, nativo da cidade de Brejo Santo, é bicampeão brasileiro (2006 e 2007) na citada modalidade; venceu a prova I Volta Ciclística de São Paulo (2005) e a I Volta Ciclística de Fortaleza (2005).

O ciclista brejo-santense, aliás, no ano passado esteve afastado das corridas por mais de 30 dias, após um grave acidente que sofreu durante a disputa dos Jogos Abertos do Interior, na cidade paulista Barretos, em setembro passado. Mas Tonho já voltou às corridas e é uma das esperanças do time da Memorial-Santos para retomar a ponta por equipes do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) 2009.

Outro atleta que representa o Ceará nas competições nacionais e sempre obtém significativos resultados é o especialista em provas de estrada Maurício Campos de Leão Carvalho (Unimed/Fortaleza). Nove vezes campeão estadual, tricampeão do N/NE e do Desafio 24 Horas, Leão, nesta temporada já disputou três etapas do Campeonato Brasileiro. Na corrida de abertura do calendário nacional da CBC, a Prova Cidade de Macapá/AP, ele terminou na sexta posição; na segunda etapa, Copa Bruno Caloi, no Rio Grande do Norte, Maurício cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Já na III Copa Sundown, válida como terceira etapa do Brasileiro, também em Macapá/AP, ele garantiu o primeiro lugar no pódio da competição realizada nas modalidades contra-relógio (com percurso de 10km) e circuito (com percurso total de 60km).

Além desses, José Benoni da Costa, que já está há quatro anos em São Paulo e integra como profissional a equipe de Marília. A propósito, Benoni está inscrito para a prova do Campeonato Brasileiro de Estrada que acontece neste fim de semana na cidade de São Carlos/SP. Além de ciclista profissional, Benoni também luta para progredir nos estudos. Ele está concluindo o curso da Faculdade de Tecnologia, com especialização em motores de avião. Principal point do ciclismo verde-amarelo, São Paulo atraiu também os cearenses Francisco Adriano, da equipe de São Bernardo do Campo; e o campeão cearense em 2007, Leorne Rego, que competiu em São Paulo ano passado e retorna para a equipe São Caetano. Já Gleiciano Sousa fará estágio na equipe de São Bernardo.