Categorias de base do Ceará conquistaram cinco títulos em 2023

Existem diversos jogadores, revelados pelo Alvinegro, que carregam o "DNA Alvinegro"

Legenda: Ceará Sub-20 campeão do Campeonato Cearense
Foto: Matheus Amorim/Ceará SC

Um jogador, antes de se profissionalizar, passa por um longo processo de aprendizagem e de formação dentro das famosas categorias de base de determinado clube. No caso do Ceará, fora das principais quatro linhas do cenário futebolístico, 'jovens valores', como se referiu Vagner Mancini, técnico do profissional, aos garotos da base, são revelados costumeiramente e percorrem o mundo carregando o "DNA Alvinegro", como são caracterizados os jogadores que por lá passaram. 

Na temporada de 2023, o Ceará já ergueu cinco títulos, entre masculino e feminino, em quatro categorias diferentes, e defendeu um que havia sido conquistado em 2022. Esses números são resultados de investimentos e trabalhos incansáveis com os garotos. O sucesso da base alvinegra tem colocado o clube em pódios como está entre as 10 melhores equipes de base do Brasil e a melhor do Nordeste pelo quarto ano seguido. 

Dentre essas conquistas, o Ceará deixou escapar apenas o Campeonato Cearense Sub-13, para o Fortaleza, ao ser derrotado por 4 a 0. 

COPA SEROMO SUB-16

No dia 13 de outubro, sob o comando do treinador Ramon Soares, o Ceará sagrou-se campeão da Copa dos Campeões Seromo sub-16. Em Maracanaú, os alvinegros venceram o Fortaleza pelo placar mínimo de 1 a 0 e saíram com a taça. Arthur Phillipe foi o nome do título e o responsável pela comemoração do Vovô. 

Legenda: Ceará campeão Copa Seromo Sub-16
Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

CAMPEONATO CEARENSE SUB-17

No estádio Presidente Vargas, segundo principal estádio da capital alencarina, o Ceará escreveu mais uma vez o nome na história do Campeonato Cearense defendendo o título que já havia conquistado em 2022. O primeiro título da base na temporada também foi com o treinador Ramon Soares e contra o Fortaleza, no dia 3 de junho, os alvinegros venceram por 1 a 0, com gol de Gabriel Amaral, que atualmente já defende as cores do Internacional. O garoto esteve envolvido na negociação envolvendo a chegada do lateral Paulo Victor para o time principal. 

Legenda: Ceará campeão do Campeonato Cearense Sub-17
Foto: Michael Douglas/Ceará SC

CAMPEONATO CEARENSE FEMININO SUB-17

A categoria feminina sub-17 também não deixou a desejar. Contra o Fortaleza, no dia 22 de outubro e comandadas pelo técnico Felipe Soares, as meninas do Vovô ergueram o título após vencer por 2 a 1 no estádio Presidente Vargas. Os gols foram marcados por Evelyn e Larigol. As alvinegras deixaram essa taça registrada na história do clube, isso porque o campeonato foi conquistado de forma inédita e invicta. 

Legenda: Ceará campeão do Campeonato Cearense feminino Sub-17
Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

CAMPEONATO CEARENSE SUB-15

O título mais recente da base alvinegra foi conquistado no dia 15 de novembro. Jogando a final contra o Fortaleza, o Alvinegro garantiu a vitória por 2 a 0 com gols de Gustavo Lima e Neto. No estádio Presidente Vargas, o Ceará comemorou o título inédito da categoria e sob o comando de um ex-zagueiro do clube, o treinador Tiago Alves, que conquistou o seu primeiro campeonato como técnico. 

Legenda: Ceará campeão do Campeonato Cearense Sub-15
Foto: Michael Douglas/Ceará SC

CAMPEONATO CEARENSE SUB-20

Longe de Fortaleza, o Ceará decidiu o título estadual sub-20 em Juazeiro do Norte, na Arena Romeirão e a taça foi, mais uma vez, para Porangabussu. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, os meninos decidiram o campeonato nos pênaltis. No início do mês de setembro, mais precisamente no dia 2, os meninos comandados por Alison Henry conquistaram o quinto título da categoria. 

Legenda: Ceará campeão do Campeonato Cearense Sub-20
Foto: Matheus Amorim/Ceará SC

'DNA ALVINEGRO'

Considerada a melhor base do Nordeste pelo quarto ano consecutivo pelo portal dabase.com.br, o Ceará revela  constantemente, jogadores no cenário nacional e internacional. Entre eles estão grandes nomes do futebol como Arthur Cabral (Benfica), Artur Victor (Palmeiras), Caio Paulista (São Paulo), Pablo (Flamengo), Raul (Bragantino), Felipe Jonatan (Santos) e também o que estão construindo sua carreira como Lucca Holanda (Internacional), Marcos Victor (Bahia) e Jefferson (Botafogo). 

*Sob a supervisão de João Bandeira Neto