Campeonato Pernambucano começa hoje; Pará já tem 1ª fase finalizada
Federações do Pará e de Pernambuco optaram por iniciar seus campeonatos ainda em 2014
Os amantes dos campeonatos estaduais já não precisam mais esperar o novo ano chegar para deleitar-se com os charmosos jogos regionais. Com o encurtamento de datas das competições locais, algumas federações se viram obrigadas a iniciarem seus certames ainda em 2014.
O número de datas disponíveis para as equipes do Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo são ainda menores por conta da Copa do Nordeste e da Copa Verde, competições interestaduais que já caíram no gosto do torcedor e que credenciam seus campeões para a Copa Sul-Americana.
No Pará, o campeonato estadual já está bem adiantado. A primeira fase, que teve início no último dia 8 de novembro, reuniu 10 equipes em uma disputa de 23 partidas. Melhor para Castanhal, Gavião, Tapajós e Parauapebas (campeão da fase), que carimbaram classificação para a próxima etapa, onde disputam a hegemonia paraense junto com Remo, Paysandu, Independente, Cametá, São Francisco e Paragominas.
Para os seis clubes que não conseguiram passar da primeira fase a derrota é ainda maior. Por desejo da Federação de enxugar o número de clubes da elite, todas as seis foram rebaixadas. Em 2016, o Campeonato Paraense contará com a participação de apenas 12 equipes, 4 a menos que esta temporada.
Vizinho
Já em Pernambuco, a largada do estadual é dada neste domingo (7). Oito equipes se enfrentam em um octagonal em busca das duas primeiras posições. O líder e o vice-líder desta etapa serão congratulados com vagas na Série D do Brasileirão de 2015, assim como um espaço no hexagonal final do Pernambucano, que também contará com a presença de Sport, Náutico, Santa Cruz e Salgueiro, atual campeão do Estado. A etapa inicial estende-se até o próximo dia 28 de janeiro.
"Teremos grandes jogos e os clubes terão calendário até maio. Tenho certeza de que a primeira parte do Pernambucano será um sucesso como foi no ano passado", comenta o presidente da Federação Pernambucana de Futebol Evandro Carvalho.
Bandeirinha é atração no Campeonato Pernambucano
Campeonato Cearense
Sem seguir a estratégia das federações do Pará e de Pernembuco, a 101ª edição do Campeonato Cearense só terá início em 2015. A bola começa a rolar no dia 14 de janeiro. Na abertura da competição, o Fortaleza encara o Quixadá fora de casa. No mesmo dia, o Vovô recebe o Itapipoca. Os locais das partidas ainda serão definidos.