Brasil inicia hoje contra a Bolívia a caminhada rumo à Copa de 2022

Para o primeiro compromisso nas Eliminatórias, em São Paulo, Tite começa a busca por um padrão de jogo para a Seleção até a Copa de 2022. Para o duelo, Neymar é a única dúvida, com Everton Ribeiro podendo assumir sua vaga

Legenda: Everton Ribeiro, do Flamengo, esteve com a Seleção na Copa do Mundo do Catar
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Após quase um ano sem entrar em campo, a Seleção Brasileira voltará a disputar uma partida. A equipe estreia hoje nas Eliminatórias contra a Bolívia, às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, com transmissão da TV Verdes Mares e Rádio Verdes Mares.

Já são 325 dias desde o amistoso com a Coreia do Sul, realizado nos Emirados Árabes Unidos em 19 de novembro de 2019. Com gols de Lucas Paquetá, Philippe Coutinho e Danilo, o Brasil venceu os sul-coreanos por 3 a 0 e encerrou uma sequência de cinco jogos sem vitórias.

Apesar da interrupção do trabalho causada pela pandemia, que também forçou a determinação da Conmebol de que as partidas não terão presença de público, Tite, tem o que comemorar.

O jogo com a Bolívia permitirá ao técnico iniciar o ciclo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, algo que ele não pôde fazer quando assumiu o comando, em 2016, com o torneio já em andamento.

Tite defende que o tempo para azeitar a equipe e observar como novos jogadores se comportam na Seleção fará com que o Brasil chegue mais preparado no próximo Mundial do que chegou para o torneio na Rússia, há dois anos.

O tempo de inatividade, por mais que Tite goste do trabalho de campo, deu a ele a possibilidade de rever jogos e métodos de treino da Seleção Brasileira, além de observar as atuações dos jogadores do País na retomada do futebol nacional e na Europa.

Além da busca por novas peças, Tite tem uma outra preocupação para essa fase do trabalho: tornar a Seleção Brasileira mais agressiva no ataque, especialmente contra defesas fechadas.

A referência para o técnico é o amistoso com a Inglaterra, disputado em 2017, que terminou sem gols no Estádio de Wembley, em Londres. Na ocasião, os ingleses posicionaram uma primeira linha de cinco defensores e uma segunda com três meio-campistas.

A ideia, segundo Tite, é ter pelo menos cinco jogadores entre essas linhas, com dois atacantes bem abertos, para espaçar as defesas que se fecham com muitos homens e assim criar os espaços para que seus atletas de frente decidam as jogadas.

Neymar é dúvida

Com a dúvida sobre as condições de jogo de Neymar, poupado do treino de ontem, em São Paulo, o treinador terá de aguardar para saber se poderá escalar o principal jogador da Seleção. Se o craque não estiver disponível, a tendência é de que Everton Ribeiro seja o titular. O meia-atacante do Flamengo treinou entre os titulares na atividade de quarta-feira, na Granja Comary, em Teresópolis e pode ser utilizado no lado direito, o que faria Everton Cebolinha ser deslocado para a esquerda. Sem confirmar quem pretende escalar, o treinador falou sobre as possibilidades

"Usar o Neymar se relaciona com o uso que se faz dele em seu clube. Mas não queremos engessar os jogadores em suas funções ofensivas. Sou meio ladrão de trabalho dos técnicos, de aproveitar momento e versatilidade, sem ferir características", disse Tite.

Ficha Técnica

Eliminatórias Copa do Mundo 2022
Neo Química Arena, em São Paulo
9 de outubro - 21h30

Brasil
Weverton, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, 
Renan Lodi, Casemiro, Douglas Luiz, Philippe Coutinho, Everton Cebolinha, Everton Ribeiro (Neymar), Roberto Firmino. Técnico: Tite

Bolívia
Lampe, Jesús Sagredo, Carrasco, Valverde,
José Sagredo, Bustamante, Erwin Sánchez Jr, Wayar, Jhasmani Campos (Rudy Cardozo), Saucedo,
Franz González. Técnico: César Farias

Árbitro: Leodan González (URU). Assistentes: Nicolas Taran e Richard Trinidad (URU). Transmissão: TV Verdes Mares e Rádio Verdes Mares