Após saídas de Saulo e Vizeu, Ceará tem Cléber e Jael como opções de centroavantes; veja números

Setor ofensivo do Vovô passar por mudanças com saídas de jogadores

Legenda: Cléber e Jael disputam titularidade no ataque do Ceará
Foto: Israel Simonton/Cearasc e Thiago Gadelha/SVM

O Ceará iniciou a temporada 2021 com três centroavantes de ofício no elenco: Felipe Vizeu, Cléber e Jael. Após a saída do primeiro e lesões dos outros dois, por circunstância, Saulo Mineiro, que é adaptado na função, passou a jogar na posição, fez boas atuações e se consolidou. Porém, está sendo vendido ao futebol japonês. Hoje, Guto Ferreira conta com Cléber e Jael como opções de centroavantes.

Na disputa particular, Clebão é o centroavante do Ceará que mais marcou gols nesta temporada. Um detalhe relevante é que três dos quatro gols dele foram marcados contra times de Série A do Campeonato Brasileiro: Sport (pela Copa do Nordeste), Grêmio (pelo Brasileirão) e Fortaleza (pela Copa do Brasil). Jael marcou duas vezes contra o Bahia e uma contra o Botafogo-PB.

Mudanças táticas

Saulo Mineiro comemora gol marcado
Legenda: Saulo Mineiro marcou oito gols na temporada e está deixando o Ceará
Foto: Kid Jr/SVM

Os dois possuem características diferentes de Saulo. Enquanto o camisa 73 é um jogador de muita velocidade, explosão, força na arrancada, bom nos duelos 1x1 e que leva vantagem atuando no modelo de jogo mais reativo, sendo peça importante nos contra-ataques rápidos, as atuais alternativas são vistas como opções que ficam mais como a referência.

Jael e Cléber possuem mais presença de área e costumam atuar como o 'camisa 9' mesmo, que dá profundidade ofensiva ao time, prendendo os zagueiros adversários e brigando muito nos duelos corpo a corpo, em contato físico, fazendo o pivô e servindo também os companheiros.

É fato que a saída de Saulo Mineiro faz com que o Ceará perca mobilidade ofensiva, tendo em vista que o ataque fica mais estático e menos móvel, então é preciso encontrar uma forma de melhor se adaptar a esse modelo.

Aspecto defensivo

Jael comemora gol com grito pelo Ceará
Legenda: Jael é um dos jogadores que não conseguiu se firmar com Guto Ferreira
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Um ponto positivo é que ambos contribuem bastante no momento defensivo, quando o Ceará não tem a bola. Tanto Jael como Cléber auxiliam bastante na recomposição e voltam para marcar, inclusive pressionando a saída de bola do adversário, dificultando a primeira fase de construção de jogadas dos oponentes.

Este é um ponto crucial para qualquer atacante que pretende se firmar como alternativa viável ao técnico Guto Ferreira.

Números

Cléber comemora gol com Fernando Sobral
Legenda: O último gol de Cléber pelo Ceará foi no Clássico-Rei, há mais de um mês
Foto: Fabiane de Paula

Clebão tem mais que o dobro de minutos jogados que Jael nesta temporada, o que indica que é uma opção que tem se mostrado mais apta a atuar, tendo em vista que o camisa 9 sofreu com lesões em sequência até aqui.

Por outro lado, mesmo com menos tempo em campo, Jael marcou quase a mesma quantidade de gols, o que indica que Cléber precisa melhorar a média de bolas nas redes.

CLÉBER

  • Jogos: 21
  • Titular: 12
  • Saindo do banco: 9
  • Minutos em campo: 1001
  • Gols: 4
  • Assistências: 0

JAEL

  • Jogos: 14
  • Titular: 4
  • Saindo do banco: 10
  • Minutos em campo: 448
  • Gols: 3
  • Assistências: 0

Fato é que Guto Ferreira precisará contar com os dois em boas condições para ajudar o Ceará no restante do Brasileirão, porque, a menos que o clube vá ao mercado em busca de reforços, serão eles os responsáveis por comandar o ataque do Vovô até o fim do ano.