Nintendo perde processo contra mercado na Costa Rica pelo uso do nome 'Super Mario'
Estúdio japonês alegou violação de marca registrada
Um mercado em San Ramón, na Costa Rica, venceu uma ação judicial movida pela gigante Nintendo. O motivação inusitada para o processo foi o nome do estabelecimento, "Súper Mario", o mesmo usado pelo mascote do estúdio japonês.
A informação foi compartilhada pelo Facebook do supermercado, na terça-feira (28). "Por um momento pensamos em jogar a toalha, como poderíamos ganhar de um monstro comercial assim? Mais com a quantidade de documentos legais apresentados, nós garantimos a vitória", escreveu o perfil.
Como aconteceu o processo?
Apesar de compartilhar o mesmo nome que o personagem de vídeo game, o empreendimento foi batizado em homenagem ao dono, chamado Don Mario, que trabalha lá há 52 anos. A marca, inclusive, era registrada desde 2013.
Contudo, quando o filho do proprietário foi renovar o registro, em 2024, a Nintendo entrou em contato e informou que "Super Mario" lhe pertence globalmente. O estúdio intimou o mercado a mudar de nome, alegando violação de marca registrada, ou pagar uma alta quantia em dinheiro, de valor não divulgado.
Veja também
Mas graças a uma brecha na lei encontrada pelos advogados do mercado, a vitória se tornou possível. Acontece que a Nintendo tem o nome "Super Mario" listado em diversas categorias, como jogos, roupas e brinquedos, mas não no setor de vendas de mantimentos.
Além disso, a logo do mercadinho não carrega referências ao encanador italiano, e possui as cores laranja e azul. O nome também é diferente, já que possui um assento no "Super", que não existe na versão japonesa.
No comunicado do "Súper Mario" no Facebook, o filho de Don Mario afirmou que o mercado do pai "veio para ficar". "Este é um passo gigante em direção à visão que temos, e para uma empresa tão grande ficar exigente, é porque estamos sendo notados", finalizou.
>> Fique ligado sobre as principais notícias de concurso em nosso canal do Whatsapp
*Sob supervisão da jornalista Mariana Lazari