Novo decreto amplia para 70% capacidade de alunos por sala no ensino presencial

Medida vale a partir de segunda-feira (6). Novo decreto foi publicado neste sábado (4), no Diário Oficial do Estado

Aulas presenciais no Ceará
Legenda: A partir da próxima segunda-feira (6), a capacidade permitida de alunos por sala de aula no Ceará será de 70%
Foto: Shutterstock

A partir da próxima segunda-feira (6), a capacidade permitida de alunos por sala de aula no Ceará, em todos os níveis e atividades de ensino liberados, será de 70%. A ampliação da ocupação consta no decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), neste sábado (4). 

O documento reforça que o retorno às salas de aula se dará sempre a critério dos pais e responsáveis, "devendo os estabelecimentos oferecerem aos alunos a opção pelo ensino presencial ou remoto, parcial ou integralmente, garantida sempre aos que optarem pelo sistema remoto a qualidade do ensino". 

Também a partir da próxima quarta-feira (8), as aulas presenciais da rede pública municipal de Fortaleza serão retomadas

O retorno será escalonado e gradual. Portanto, nesta primeira etapa, começam os alunos das séries finais da educação infantil. As escolas funcionarão de forma híbrida. 

Eventos Sociais

Também foi ampliada de 200 para 300 pessoas a ocupação máxima de pessoas em eventos sociais realizados em locais abertos, conforme o último decreto. 

Para os eventos sociais em locais fechados, houve aumento da capacidade máxima de 100 para 150 pessoas. Conforme o texto do documento, as novas capacidades estão liberadas "observando o dimensionamento dos espaços".

Comércio e academias

A flexibilização das medidas atinge ainda o comércio de rua no Estado, que poderá abrir das 8h às 22h. Também foi ampliado o horário das academias, autorizadas a funcionar das 5h30 às 22h30. 

Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab