Esse, este ou aquele? Confira o uso dos pronomes demonstrativos

Eles podem ser indicação de tempo e local e o uso incorreto pode gerar confusão no texto ou discurso. Veja exemplos e aprenda como usar cada um

Foto: Benes

Os pronomes demonstrativos são utilizados para indicar a posição das pessoas do discurso no tempo e no espaço. Eles podem variar em número e gênero. Entender como usá-los corretamente é essencial tanto na fala quanto na escrita. Assim, é possível ter uma comunicação clara para situar o leitor ou ouvinte.

Veja também

Esse

Esse, essa ou isso podem ser utilizados quando os objetos ou lugares estão mais próximos da 2ª pessoa do discurso, ou seja, de quem ouve. Os pronomes também indicam tempo passado ou futuro. Além disso, eles podem ser usados para fazer referência a uma informação já mencionada no discurso.

Exemplo: Essa cadeira ao seu lado está vazia?
                Esse ano de 2019 foi muito bom para mim.
                Isso que você disse é verdade.

Este

Este, esta ou isto podem ser utilizados quando os objetos ou lugares estão mais próximos da 1ª pessoa do discurso, ou seja, de quem fala. Os pronomes também indicam tempo presente ou que ainda não teve fim. Além disso, eles podem fazer referência a uma informação que ainda será falada ou a um termo imediatamente anterior. 

Exemplo: Este mês devo economizar metade do meu salário.
                Quanto custa esta caneta que estou segurando?
                Esta é uma das razões para a desorganização: falta de planejamento.

Aquele

Aquele, aquela ou aquilo também são pronomes demonstrativos e são utilizados quando o objeto ou lugar está mais próximo de uma 3ª pessoa, ou seja, de quem se fala. Também pode ser usado para falar de um tempo passado distante. Além disso, pode fazer referência ao primeiro termo mencionado em um discurso.

Exemplo: Aquela menina ainda estuda aqui?
                 Aquele foi o ano mais feliz da minha vida.
                 Assisti a um filme de comédia e outro de drama. Este foi recomendado pela minha mãe e aquele pela minha amiga.

Veja também