Porque, por que, porquê ou por quê? Entenda o uso dos porquês

Saiba quando usar separado ou junto conhecendo todos os tipos e a diferença entre eles

Foto: Benes

Os quatro tipos de porquês presentes na língua portuguesa podem gerar dúvidas. Há quem tenha dicas para lembrar das regras de uso dessas palavras. No entanto, o que pode ajudar a aprender como utilizar os porquês é entender a formação dessas palavras.

Veja também

Porque (junto e sem acento) 

Porque, junto e sem acento, é uma conjunção. Isso quer dizer que é responsável por ligar duas orações ou palavras com o mesmo valor gramatical. Ele pode ser classificado como uma conjunção subordinativa causal, que dá a ideia de causa, ou uma conjunção coordenativa explicativa, que dá ideia de motivo. Por isso, para saber se deve usar o “porque” em uma frase, tente substituir a palavra por “pois”, “para que” ou “uma vez que”. 

Exemplo: Não vou ao parque porque estou ocupado.

Por que (separado e sem acento)

Por que, separado e sem acento, pode ser a junção da preposição por com o pronome interrogativo que. Nesse caso, ele é utilizado com o mesmo sentido de “por qual motivo” ou “por qual razão”, tanto em frases afirmativas como interrogativas. 

Exemplo: Por que você escolheu esta música?
                É fácil entender por que você gosta dela.

O “por que” também pode ser composto da preposição por e do pronome relativo que. Assim, ele passa a significar “pelo qual” ou “pela qual.

Exemplo: Não sei o motivo por que o computador está lento.

Por quê (separado e com acento)

Por quê, separado e com acento, também é uma junção da preposição por com o pronome interrogativo que, significando “por qual motivo”. No entanto, a diferença é que sempre antes de um ponto, seja interrogativo, de exclamação ou final, vem acompanhado de um acento circunflexo (^). 

Exemplo: O gato não comeu nada hoje? Por quê?
                Está estudando agora por quê?

Porquê (junto e com acento)

Porquê, junto e com acento, é um substantivo e vem sempre acompanhado de um artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Pode ser substituído por “motivo” ou “razão”.

Exemplo: Diga um porquê de estar ansioso.
                Gostaria de saber o porquê de tanto alvoroço.

Veja também