O que é Canvas e como aplicar a ferramenta no seu modelo de negócio? Confira 5 dicas

A ferramenta pode ser utilizada mesmo após a esmpresa já estar em atividade; elaborar detalhadamenta a persona é fundamental para realizar um bom Canvas.

O planejamento é grande aliado dos negócios bem sucedidos. Para auxiliar no trabalho de elaborar um bom projeto, a ferramenta Canvas se propõe a responder algumas questões fundamentais: O que é o seu negócio? Para quem é o seu negócio? Quanto custa? Como você fará isso? Quanto você receberá por isso?

As questões são complexas, mas elaborar um Canvas modelo de negócio não precisa ser complicado. É indicado que antes mesmo de tirar a ideia do papel, o empreendedor já utilize a ferramenta, o que não impede que isto seja feito novamente quando o negócio já estiver em funcionamento, como explica a analista do Sebrae, Marília Diniz.

“A indicação principal é que seja feito antes, quando ainda é apenas uma ideia, mas nada impede que um negócio que já esteja rodando, principalmente se ele quiser criar uma nova área ou enxergar novas possibilidades, use o Canvas para isso”.

Na prática, o Canvas funciona como um grande mural, com nove espaços a serem preenchidos, onde o empreendedor deve indicar: atividade principal, principais parcerias, fontes de receitas, estrutura de custos, canais, segmento de clientes, proposta de valor, recursos principais e relacionamento com clientes.

O Diário do Nordeste elencou 5 dicas para auxiliar na execução de um bom Canvas modelo de negócios. Confira: 

  • Comece pelo seu cliente: tenha a identificação da persona (seu cliente ideal) muito clara, mas isso não significa que a empresa não vá vender para pessoas diferentes.

 

  • Use post-its diferentes para personas diferentes: caso haja mais de uma persona, use cores diferentes para identificar cada uma delas. O Canvas é uma ferramenta visual e isso deve ajudar no processo de identificação

 

  • Tudo está interligado: é importante lembrar que os setores de um negócio estão interligados, por isso, o zelo no preenchimento de um campo deve ser igualmente levado em consideração nos outros.

 

  • Veja exemplos de grandes empresas: antes de elaborar o canvas do seu negócio, observe o que foi feito nas grandes organizações. Além de auxiliar no preenchimento, pode trazer novas ideias

 

  • Seja detalhista Apesar de ser uma ferramenta visual, que explora uma visão geral do negócio, o empreendedor precisa ser detalhista para conseguir ter sucesso nas decisões que serão tomadas depois

 

 

Quero receber conteúdos exclusivos do Vem Empreender