Inscrições para o Fies 2023 começam nesta terça (7); veja quem pode se inscrever e como fazer

Programa paga a mensalidade de estudantes em instituições privadas

Escrito por Redação ,
Logotipo do Fies exibido na tela de celular
Legenda: Inscrições deverão ser feita de forma virtual, no site do programa
Foto: Shutterstock

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023, do primeiro semestre, iniciam nesta terça-feira (7). O programa, financiado pelo governo federal, paga as mensalidades de estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Veja também

QUEM PODE SE INSCREVER NO FIES

Para participar, os interessados deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as edições 2010 e 2022, além de ter conseguido pontuação média, nas cinco avaliações, superior ou igual a 450. Na redação, a nota dos possíveis candidatos também deverá ser superior a 0.

Como o objetivo do Fies é propiciar o ensino superior a estudantes que não possam arcar com os custos da formação, há ainda a exigência de que os interessados possuam renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.

É importante ressaltar que candidatos que tenham prestado o Enem como “treineiros” não poderão se inscrever no programa federal.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

Os estudantes terão até sexta-feira (10) para realizar a inscrição no programa, através do site do Fies. Na página, ainda é possível consultar a oferta de vagas dos cursos, e tirar dúvidas sobre os critérios de participação na iniciativa governamental. 

A lista de aprovados deverá ser divulgada na próxima quarta (14), de acordo com cronograma do Ministério da Educação. Os inscritos que não forem pré-selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera do programa.

CRONOGRAMA

  • Inscrições: 07/03 à 10/03
  • Resultado (pré-selecionados): 14/03
  • Complementar inscrição: 15/03 à 17/03
  • Convocação da lista de espera: 21/03 à 18/05

O que é o Fies

O Fies possibilita, desde 2018, juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Assuntos Relacionados