Portugal estende proibição de tráfego aéreo com Brasil até 31 de março; medida vigora desde janeiro

Pessoas que passaram pelo Brasil e voam para Portugal de outros países devem apresentar teste negativo e fazer quarentena de 14 dias

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: Portugal prorroga suspensão de voos entre o país e o Brasil até 31 de março
Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

O governo de Portugal anunciou, nesta segunda-feira (15), que estendeu a proibição de voos entre o país e o Brasil até 31 de março. A suspensão de voos diretos entre os países vigora desde janeiro, para evitar a disseminação novas variantes do coronavírus.

Segundo nota oficial do Ministério de Administração Interna, são permitidos apenas voos humanitários e de repatriamento. Também é permitida a entrada de cidadãos de outros países com residência legal no país.

Apresentação de teste

Os passageiros que passaram pelo Brasil e voam para Portugal de outros países com tráfego aéreo autorizado devem apresentar, 72h antes da partida, teste negativo de Covid-19 e fazer quarentena de 14 dias ao chegar no país. 

As mesmas medidas de suspensão de voos e regras para passageiros indiretos também foram adotadas para o Reino Unido

Os países da União Europeia e Islândia, Noruega e Suíça têm tráfego aéreo liberado com Portugal. 

Portugal começou a aliviar as restrições para conter novo surto da doença nesta segunda-feira (15), após 50 dias de lockdown

Veja também

País esteve perto do colapso

O país teve um forte aumento no número de casos e detectou a presença da variante originada no Reino Unido. Em 28 de janeiro, o país atingiu seu pico de novas infecções, com 16.432 novos casos. 

Sob pressão, o sistema de saúde pública português, o SNS, esteve perto do colapso. O país acabou pedindo ajuda internacional para outros países da União Europeia e adotou o lockdown em 18 de janeiro.

No início de março, após semanas de confinamento, a taxa de transmissão da doença registrada no país já era a mais baixa da Europa. 

Assuntos Relacionados