Em lockdown, Portugal tem a taxa de transmissão do coronavírus mais baixa da Europa

País português está em isolamento social rígido desde o dia 18 de janeiro. Expectativa é de que plano de retomada das atividades seja divulgado em 11 de março

Escrito por Giuliana Miranda/Folhapress ,
Profissionais da saúde em atendimento em Portugal
Legenda: Portugal viu a quantidade de casos voltar a crescer em outubro, depois de ser apontado como um bom exemplo de gestão na primeira onda da pandemia de Covid-19.
Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP

O lockdown realizado em Portugal tem dado resultados positivos como retorno. A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus no país é a mais baixa da Europa. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) durante reunião entre especialistas e representantes políticos.

 O país — que tem cerca de 10 milhões de habitantes — registrou 365 novas infecções nas últimas 24 horas. É o valor mais baixo desde 7 de setembro de 2020.

"Continuamos a apresentar o Rt mais baixo da Europa e com uma incidência já perto dos 120 [novos casos] por 100 mil habitantes", disse o epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Conforme o especialista, o índice de transmissibilidade do SARS-CoV-2 ficou em 0,74 em todo o país nos últimos cinco dias. A exceção se deu apenas nas regiões autônomas dos Açores e da Madeira.

O Rt indica o ritmo de contágio do vírus e deve estar baixo de 1 para que o número de casos retroceda. Apesar de o bom resultado ter sido destacado, o epidemiologista afirmou que o ritmo de queda das contaminações tem desacelerado.

Na avaliação de André Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde, a vacinação começa a mostrar alguns efeitos na população acima de 80 anos, com redução das internações em cuidados intensivos. Tal grupo tem a maior cobertura vacinal no país até o momento.

Saída do lockdown

Na reunião, que aconteceu na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), em Lisboa, os especialistas também afirmaram que o país tem condições para começar a desconfinar a partir de 15 de março. A expectativa é que o plano de desconfinamento seja apresentado em 11 de março pelo governo português.

Portugal está em lockdown desde 18 de janeiro. Inicialmente, o governo havia adotado uma espécie de "confinamento soft", com escolas e universidades abertas e várias exceções. A baixa adesão da população às restrições acarretou a adoção de um confinamento mais restrito no dia 22 de janeiro.

Veja também

Portugal viu a quantidade de casos voltar a crescer em outubro, depois de ser apontado como um bom exemplo de gestão na primeira onda da pandemia de Covid-19. A situação, após algum tempo sob controle, deteriorou-se após o período de Natal, quando o país relaxou medidas que restringiam deslocamento e aglomerações.

O resultado foi uma alta generalizada de casos e mortes. Em 28 de janeiro, o país atingiu seu pico de novas infecções, com 16.432 novos casos. Sob pressão, o sistema de saúde pública português, o SNS, esteve perto do colapso. O país acabou pedindo ajuda internacional para outros países da União Europeia.

O lockdown, no entanto, deixou a situação relativamente sob controle já na segunda semana de fevereiro.
Até agora, Portugal já registrou 810.459 casos e 16.565 mortes por Covid-19.

Assuntos Relacionados