Gripe aviária entre gatos é confirmada na Polônia pela OMS

Organização relatou um grande número de casos da doença entre os felinos do país

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Gato próximo da janela
Legenda: Mais de 20 gatos testaram positivo para a doença na Polônia
Foto: Shutterstock (foto ilustrativa)

Um alto número de gatos infectados com gripe aviária foi registrado na Polônia, de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgadas nesta segunda-feira (17). Apesar do dado alarmante, a entidade afirma que o risco de transmissão para humanos é baixo

Veja também

Os dados foram apurados pelas autoridades de Varsóvia, capital do país europeu, após vários gatos da região morrerem de forma incomum, no mês passado. Determinado a descobrir o que provocou a morte dos animais, o governo polonês submeteu os gatos a testes, recebendo 29 resultados positivos para o vírus H5N1.

Segundo a OMS, a fonte de exposição dos animais à patologia “não é conhecida atualmente, e as investigações estão em andamento".

TRANSMISSÃO PARA HUMANOS

Monitoradas pelas autoridades, as pessoas que tiveram contato com os gatos infectados não apresentaram qualquer sintoma até o fim do período de monitoramento, no início de julho.

O risco para donos de gatos, veterinários ou qualquer outro indivíduo que tenha sido exposto aos animais, mesmo sem equipamento de proteção, é classificado entre baixo e moderado.

Por isso, vale lembrar que casos da doença em humanos são, normalmente, resultado da exposição direta ou indireta a aves infectadas ou a um ambiente infectado

Desde 2020, a OMS reportou apenas 12 casos da patologia em humanos em todo o mundo. Desses, somente 4 eram graves, enquanto os outros 8 eram moderados ou assintomáticos.

Assuntos Relacionados