O eclipse solar total desta segunda-feira (8) reuniu diversas pessoas em algumas partes do globo. O fenômeno, que transforma o dia em noite por alguns minutos, poderá ser visto no México, Canadá e Estados Unidos. O próximo fenômeno do tipo só deve ser visto no Brasil em 2045.
A costa oeste do México foi o primeiro lugar a observar o evento astronômico, por volta das 11h07 (horário do Pacífico, sendo 15h07 no Brasil), segundo a Nasa.
Nos Estados Unidos, o eclipse foi visto nos estados do Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine.
Já no Canadá, o eclipse teve início no sul de Ontário, e continuará por Quebec, New Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Nova Escócia. Ele deve chegar ao fim por volta das 17h16 do horário de Newfoundland, sendo 16h46 no Brasil.
Nestes três países foram organizadas várias reuniões para observar a Lua cobrindo o sol por completo. O continente americano é o único local onde o fenômeno poderá ser avistado aproximadamente durante uma hora e meia.