A Nasa (National Aeronautics and Space Administration, ou Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, em português) está acompanhando a aproximação do asteroide Apophis à Terra. Após uma série de observações, astrônomos determinaram quando o objeto ficará visível e se ele representa alguma ameaça para o planeta.
O objeto é estimado em cerca de 335 metros de diâmetro, ou seja, maior que a Torre Eiffel, que tem 330 metros. Ao ser descoberto em 2004, o NEO (Near-Earth Object, em português: Objeto Próximo da Terra) foi classificado como "um dos asteroides mais perigosos que poderiam impactar a Terra". No entanto, a avaliação mudou após astrônomos rastrearem o Apophis e determinar sua órbita.
Quando o Apophis vai passar?
Conforme divulgado pela Nasa, o Apophis deve passar no dia 13 de abril de 2029 a menos de 32 mil km da superfície da Terra.
Durante essa aproximação, o asteroide será visível para observadores no solo no Hemisfério Oriental sem a ajuda de um telescópio ou binóculos.
Qual a chance de Apophis atingir a Terra?
Uma campanha de observação de radar feita em março de 2021, combinada com uma análise precisa da órbita, permitiu que astrônomos concluíssem que não há risco de o Apophis impactar a Terra por pelo menos um século.
"Nossos cálculos não mostram nenhum risco de impacto por pelo menos os próximos 100 anos", disse Davide Farnocchia do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da Nasa.