Coronavírus pode infectar o pênis e os testículos, causando impotência e infertilidade, diz pesquisa

Casos de disfunção erétil já eram associados à Covid-19 e o estudo reforça a extensão do problema

Legenda: A pesquisa ainda possui caráter preliminar, mas foi considerada consistente pelos cientistas
Foto: NIAID

Mais uma descoberta sobre o coronavírus movimentou a comunidade científica. Em uma pesquisa com macacos rhesus, cientistas descobriram que o vírus pode infectar o pênis, os testículos, a próstata e os vasos sanguíneos da área. Os pesquisadores acreditam que o mesmo aconteça com seres humanos.

Segundo o jornal New York Times, a descoberta explicaria a disfunção sexual sofrida por alguns homens diagnosticados com Covid-19. O Sars-CoV-2 que provocaria diretamente o distúrbio, e não a inflamação ou febre que ocorrem na doença, mostra a pesquisa.

Veja também

De acordo com os cientistas, os macacos foram examinados com um exame de tomografia específico para detectar focos de infecção. "Vimos um completo espalhamento pelo trato genital masculino. Ficamos surpresos com esse resultado", disse Thomas Hope, em entrevista ao jornal. O pesquisador é o principal autor do estudo e professor de biologia celular da Escola de Medicina Feinberg, em Chicago.

Impotência e infertilidade

A pesquisa ainda possui caráter preliminar, mas foi considerada consistente pelos cientistas e está no repositório bioRxiv, com previsão de publicação em revista científica.

Casos de disfunção erétil já eram associados a Covid-19 e o estudo reforça a extensão do problema. Segundo pesquisas, estima-se que entre 10% a 20% dos homens infectados pelo Sars-CoV-2 apresentem disfunção sexual. As maiores queixas dos homens são de impotência, diminuição ou perda do desejo sexual e da fertilidade.