O que é 'palíndromo' e 'ambigrama'? Entenda os conceitos

Assunto virou discussão na web após divulgação de que data desta terça é o último palíndromo da década

Escrito por Redação ,
Legenda: Em alguns casos, o palíndromo é utilizado por poetas ou escritores como recurso linguístico
Foto: Shutterstock

Da direita para esquerda ou vice-versa, a leitura é igual, seja em palavras, frases, expressões e até mesmo números. Essa é a definição concreta de um palíndromo, assunto que virou assunto na Internet nesta terça-feira (22), por conta da data.

Segundo a definição do dicionário Houaiss, não existe melhor forma para explicar o que é um palíndromo. "É uma frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da esquerda para direita ou vice-versa", explica o material.

A palavra em si tem origem grega, unindo 'palin', que significa novo, com 'dromo', que representa circuito. Exatamente por isso, o vocábulo em questão também pode ser chamado de anacíclico. 

Veja também

Entretanto, o palíndromo pode não ocorrer naturalmente, já que é utilizado como recurso linguístico por poetas, cantores e escritores, por exemplo. Nesse caso, ele é chamado de "artificial". 

Algumas palavras conhecidas da língua portuguesa, por exemplo, como 'omissíssimo' e 'anilina' são palíndromos. A primeira, inclusive, é o maior deles no português.

E o ambigrama?

Ficou confuso com a explicação do palíndromo? Então se prepara para entender o que é o ambigrama, um conceito ainda mais raro que o citado anteriormente.

Nesse caso, o ambigrama define um número ou uma palavra que pode ser lido de cima para baixo ou na ordem inversa exatamente da mesma forma.

Entretanto, vale lembrar, um ambigrama depende muito da tipografia de um texto para funcionar. Sendo assim, a forma de escrita deverá definir se ele é válido ou não. 

Assuntos Relacionados