Rappel: aventura na Serra de Itaitinga acaba em morte

Escrito por Redação ,
Terminou de forma trágica a aventura de um grupo de pessoas que, na manhã de ontem, praticava - de forma amadora - uma escalada à Serra da Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Um dos participantes do grupo acabou morrendo quando despencou em uma fenda na pedra, que dá acesso a uma gruta.

O morto foi identificado como José Etevaldo Mateus da Silva, 35 anos. O corpo dele foi resgatado - com extrema dificuldade - por tripulantes do helicóptero ‘Águia 02’, do Centro Integrado de Operações Aérea (Ciopaer). Os militares tiveram que descer de rappel até a gruta para que o cadáver fosse amarrado e, em seguida, içado. O trabalho foi demorado e executado com extremo risco.

ESCALAR - Segundo o capitão PM Wellinston Paiva, que comandou o resgate, a densa vegetação da área (no pico da serra) e o vento forte dificultaram o trabalho. “Não podíamos içar o cadáver de dentro da gruta com o helicóptero, pois havia o risco do cabo enganchar em alguma coisa e derrubar a aeronave. Tivemos que descer os homens até a gruta e fazer a amarração do corpo, içando-o no braço. Só então, ele foi levado na aeronave até o sopé da serra”, explica o oficial. A vítima e os acompanhantes tentavam explorar a gruta usando apenas cordas, sem qualquer equipamento necessário à prática de rappel.

Quando Etevaldo percebeu que a corda não o lhe permitia chegar ao chão, tentou subir novamente e perdeu as forças, precipitando-se na fenda. Na queda, bateu a cabeça na pedra e teve morte instantânea.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.