Polícia Militar mata ao menos 17 pessoas em operação em Manaus

Há relatos de moradores da localidade que desmentem versão da polícia de que houve troca de tiros

Escrito por Folhapress ,

A Polícia Militar matou 17 pessoas na madrugada desta quarta-feira (30) em Manaus, em uma suposta ação contra o tráfico de drogas. Nenhum policial se feriu.
De acordo com a versão oficial, policiais interceptaram traficantes que se preparavam para tomar uma boca de fumo no bairro Crespo, na zona sul da cidade. Eles teriam reagido a tiros à abordagem.

A ação contou com homens das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), considerada a unidade mais violenta da polícia amazonense, e da Força Tática. Sempre segundo o relato oficial, foram apreendidas 17 armas de fogo.

Segundo o comandante-geral da PM no Amazonas, Ayrton Norte, cerca de 50 criminosos, que estavam em um caminhão baú, preparavam-se para atacar os rivais quando foram interceptados por viaturas policiais.

Em entrevista coletiva realizada no início da manhã desta quarta, o comandante-geral informou que a primeira troca de tiros ocorreu antes das 3h, entre criminosos e policiais da Força Tática da PM, que apreenderam uma arma de grosso calibre e um carro roubado. Em seguida, uma denúncia anônima levou os policiais a interceptarem o caminhão que transportava os traficantes.

"Infelizmente eles quiseram ir pro confronto e nós saímos vitoriosos", relatou o comandante. Segundo Norte, nenhum policial foi ferido na ação e as viaturas não foram atingidas pelos disparos. O caminhão-baú não foi localizado pela polícia após a troca de tiros, bem como os demais criminosos. "Não temos informações de presos nem de feridos", informou Norte.

Um dos mortos é o adolescente Alexsandro Custódio de Carvalho, 16, segundo seus familiares. O IML (Instituto Médico Legal) não havia confirmado oficialmente - até as 10h locais (1h a menos que em São Paulo) - se Carvalho foi assassinado na ação policial.

À espera de notícias, seu tio Christhophe Carvalho, 40, disse que o adolescente era membro de uma facção criminosa, com passagens pela polícia, mas disse que moradores da região negaram que houve confronto.

"Uma moradora falou que o filho dela foi morto sem ter nada a ver e que não houve troca de tiros, e sim que isolaram e foram dando tiro. Eu não posso confirmar nada, mas foi o que os moradores falaram, disse Christhophe, que trabalha como contador.

Manaus é rota do tráfico de cocaína do rio Solimões, que passa pela Colômbia e Peru. A disputa pelo controle tem envolvido as facções criminosas CV (Comando Vermelho) e FDN (Família do Norte), que recentemente se dividiu em dois grupos.