Clássico-Rei na Copa do Nordeste: veja baixas e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (20), às 21h30, na Arena Castelão

Legenda: Ceará e Fortaleza se enfrentam pela 5ª rodada da Copa do Nordeste de 2024
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza

O título do Campeonato Cearense será definido entre Ceará e Fortaleza. São os clubes de maior investimento, detentores de uma hegemonia de alternância de títulos nos últimos 30 anos, e que carregam muito equilíbrio em cada novo embate. Assim, os detalhes impactam no resultado final.

Por conta do saldo de gols nas campanhas, o time alvinegro garantiu o mando de campo do 2º jogo da decisão, dividida entre 30 de março e 6 de abril, na Arena Castelão, ambas às 16h40.

O detalhe: a Copa do Nordeste reserva um Clássico-Rei nesta quarta-feira (20), às 21h30, que serve como principal teste para finalíssima. Uma oportunidade para os técnicos Vagner Mancini e Juan Pablo Vojvoda apresentarem novas posturas após o 1º embate: empate em 3 a 3, no dia 17 de fevereiro, pela 1ª fase do Estadual.

Escalações e desfalques

No momento, as equipes vivem a expectativa de mudança nas escalações. No Ceará, o meia Lourenço e o atacante Barceló foram alçados ao time titular na classificação diante do Ferroviário, pelo Campeonato Cearense, e podem ser novidades, o que não muda a formação tática do 4-3-3.

As dúvidas são o goleiro Richard, que sofreu uma lesão no tornozelo, e o atacante Facundo Castro, com edema muscular na coxa esquerda. A dupla deve desfalcar a equipe no novo Clássico-Rei.

Escalação do Ceará
Legenda: O Ceará deve ter o meia Lourenço entre os titulares contra o Fortaleza
Foto: arte / SVM

No Fortaleza, a baixa confirmada é o zagueiro Brítez, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. O meia Kervin também é uma ausência devido à convocação para a seleção da Venezuela.

Em contrapartida, o clube tem a volta do meia Calebe, que pode entrar na formação principal. O setor de meio-campo, inclusive, está em aberto, com Kauan, Pochettino e Zé Welison brigando por vaga.

Provável escalação do Fortaleza
Legenda: Provável escalação do Fortaleza
Foto: Arte/SVM

Principais lições

O 1º Clássico-Rei da temporada teve alternância de domínios. O Ceará fez uma partida consistente na etapa inicial, com forte marcação e contra-ataques, abrindo 2 a 0 e sofrendo pouco em campo. Na etapa final, após expulsões dos zagueiros Matheus Felipe e Brítez, o Fortaleza tomou as rédeas do embate, até conseguiu a virada, mas sofreu a igualdade através de um pênalti.

Assista aos gols de Ceará 3x3 Fortaleza:

O confronto serviu como experimento, mas os jogos trazem alertas. O Vovô tem um ataque efetivo, com oito gols de Erick Pulga, no entanto, sofre para sustentar o placar. O Clássico da Paz teve placar agregado de 5 a 4, sempre com o Ceará abrindo o placar e cedendo a igualdade. Logo, saber controlar a partida quando estiver em vantagem é o principal aspecto para a evolução.

Já o Leão venceu duas das últimas seis partidas, com a falta de eficiência como tônica. Contra o Maracanã, na ida, empatou em 1 a 1 mesmo com 22 finalizações - na volta, aplicou 3 a 0. A dificuldade foi exposta em partidas recentes, como nos empates com o Retrô-PE e o Botafogo-PB. O detalhe é um importante ponto para ajustado, uma vez que o clube tem uma forte vocação ofensiva.