Clássico-Rei no Campeonato Cearense: quem venceu mais entre Ceará e Fortaleza na final?

Os rivais mantêm hegemonia de quase 30 anos se alternando como campeões

Legenda: Ceará e Fortaleza disputam o título do Campeonato Cearense de 2024
Foto: Ismael Soares / SVM

O título de campeão do Campeonato Cearense de 2024 será definido entre Ceará x Fortaleza. Os arquirrivais se classificaram para a decisão, mantendo uma hegemonia de 30 anos de alternância como campeões do torneio - o Ferroviário foi o último que atrapalhou a escrita, em 1995. Assim, o Diário do Nordeste responde: quem levou a melhor mais vezes no Clássico-Rei da final?

Antes, vale ressaltar o peso histórico da atual edição (110ª). Após cinco anos seguidos sendo campeão, o Leão sonha com um hexacampeonato inédito no Estadual, enquanto o Vovô tenta voltar a conquistar o Estadual, o que não ocorre desde 2018.

Em números gerais, há muito equilíbrio. Hoje, o Fortaleza registra 46 taças contra 45 do Ceará. Em 2024, as finais serão nos dias 30 de março e 6 de abril, ambos no sábado, às 16h40, na Arena Castelão. No ano vigente, a dupla já se enfrentou uma vez, pela 1ª fase do Estadual, em partida que terminou empatada em 3 a 3. Antes da decisão, há um novo Clássico-Rei na próxima quarta (20), às 21h30, no mesmo estádio, desta vez pela 5ª rodada da Copa do Nordeste.

Quem levou a melhor nas decisões do Campeonato Cearense?

O Clássico-Rei é uma partida tão equilibrada que reflete isso até nos momentos em que Ceará x Fortaleza protagonizaram a final. Considerando apenas os momentos em que o confronto realmente definiu o campeão, seja em jogo único ou mais de um duelo, o cenário é de total igualdade: cada um dos rivais ganhou 13 vezes - a temporada de 2024 vai desempatar essa marca.

Vale ressaltar que, na contagem a Federação Cearense de Futebol (FCF), que contabiliza todos os momentos em que Ceará e Fortaleza disputaram o título até o fim - independente do formato do Estadual - há uma vantagem para a equipe tricolor, com 20 títulos contra 16 do Vovô. Os números contabilizam momentos em que a competição tinha turnos, sem ser exatamente a final.