Você sabe o que é Miriú?

Escrito por Irineu Guimarães ,
Irineu Guimarães é CEO da BLD Urbanismo
Legenda: Irineu Guimarães é CEO da BLD Urbanismo

Recentemente essa palavra passou a aparecer nas redes sociais e a ser associada a uma possível Nova Unidade de Conservação em Fortaleza, mas será que a população sabe onde fica e qual a origem dessa palavra?

Miriú muito provavelmente seria uma palavra usada por povos originários, que moravam na costa (litoral) e que precisavam de alguma forma desenvolver uma cultura agrícola e de subsistência. Diante disso, escolheram uma área próxima de onde moravam e menos árida para plantar e criar.

De acordo com o Plano de Manejo da APA de Uso Sustentável da Sabiaguaba (documento denso e consistente com mais de 300 páginas elaborado por Professores Doutores, Geólogos, Biólogos e Sociólogos em 2010), as únicas referências a Palavra “Miriu” dizem respeito a uma RUA (Rua Miriú) e a localidade praticamente dentro do mangue, conhecida exatamente por suas plantações e hortaliças.

Mata do Miriú é uma expressão criada por ativistas políticos em 2021 com o objetivo de se opor a um projeto sustentável que está sendo desenvolvido na APA da Sabiaguaba e amparado pelo atual Plano Diretor de Fortaleza e pelo Plano de Manejo, em área privada e que já foi amplamente utilizada pelo homem e por isso caracterizou-se como de Uso Intensivo por todos os profissionais que estudaram a região amplamente entre os anos de 2008 e 2010. 

Depois que ficou clara a acusação infundada, ou seja, que o projeto não estava localizado em área de dunas e que sua ocupação é permitida, os “falsos ambientalistas” ligados a ONGs e Partidos Políticos sequer tiveram a hombridade de assumir e buscar estudar o EPIA RIMA produzido e já disponibilizado ao Órgão Licenciador SEUMA e entregue ao Ministério Público. 

Miriú fica no Bairro Edson Queiroz, do outro lado do Rio, na APA de Uso Sustentável da Sabiaguaba e bem ao lado de um dos maiores parques naturais urbanos do mundo, o Parque do Cocó.

Miriú pode vir a ser mais uma importante rua ao lado de um dos futuros bairros mais sustentáveis do Brasil, onde o respeito a natureza, as pessoas e a qualidade de vida provarão que é possível conjugar o verdadeiro desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Quem não quer morar cercado de Natureza?

 Irineu Guimarães é CEO da BLD Urbanismo
 
Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Christine Muniz
12 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
10 de Maio de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
08 de Maio de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
05 de Maio de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
05 de Maio de 2024