Dia da Logística: A importância da logística portuária na transição energética

Escrito por Carlos Alberto ,
Carlos Alberto é diretor comercial da Tecer Terminais
Legenda: Carlos Alberto é diretor comercial da Tecer Terminais

O Dia da Logística, celebrado em 6 de junho, é uma ótima ocasião para destacar a importância da logística em nossa sociedade moderna. Em 2024, a data ganha uma relevância ainda maior devido ao papel central que a logística portuária desempenha na transição energética global. À medida que o mundo busca reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e adotar fontes de energia mais sustentáveis, a eficiência e a inovação na logística portuária para operação, armazenagem e transportes de uma grande gama hidrocarbonetos como hidrogênio, amônia e outros, tornam-se cada vez mais necessárias.

A logística portuária deve se adequar às novas modalidades de transporte de mercadorias entre continentes e impulsionar economias locais, nacionais e internacionais. Com a transição energética em andamento no mundo todo, a função dos portos se torna ainda mais essencial. Eles são pontos de entrada e saída para novas tecnologias de energia limpa, para os parques solares, parques eólicos onshore e ou offshore, ou seja, com esta energia gerada a partir de fontes renováveis aplicadas nos eletrolisados que irão produzir o Hidrogênio Verde para transição energética.

A transição energética refere-se à mudança de uma matriz energética baseada em combustíveis fósseis para uma que utiliza fontes renováveis e sustentáveis. Esse movimento é essencial para mitigar as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente. No entanto, a transição não é simples e requer uma logística portuária e marítima eficiente para ser bem-sucedida. 

A criação de “portos verdes”, que utilizam energia renovável para suas operações e minimizam as emissões de carbono, pode servir de modelo para outras regiões. Esses portos podem se posicionar como líderes na nova economia verde. 

A celebração do Dia da Logística deve servir como um lembrete do importante papel que a logística portuária desempenha na construção de um futuro mais sustentável e próspero. Ao investir em novos equipamentos, tecnologias e práticas sustentáveis, podemos garantir que a transição energética seja eficiente, eficaz e benéfica para todos.

Carlos Alberto é diretor comercial da Tecer Terminais

Médico Sanitarista e Gestor em Saúde
Álvaro Madeira Neto
18 de Junho de 2024
Francisco Duarte é CEO da Legal Place Brasil
Francisco Duarte
16 de Junho de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
15 de Junho de 2024
Prof. Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
14 de Junho de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
13 de Junho de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
10 de Junho de 2024