Agricultura familiar e seus desafios

Escrito por
Adriano Batista producaodiario@svm.com.br
Adriano Batista é diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel)
Legenda: Adriano Batista é diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel)

A agricultura familiar perde força e a fome volta a bater à porta dos lares brasileiros, uma vez que o agricultor enfrenta desafios para permanecer no campo e, por conta disso, maispessoas deixam a atividade. Um estudo do VIGISAN indica que 55% dos domicílios brasileiros se encontram em situação de insegurança alimentar, dos quais 10% convivem com a fome e 12% dos domicílios de áreas rurais vivem em condições piores. É urgente fortalecer a agricultura familiar para a permanência das famílias em seus territórios com trabalho, renda e dignidade, para que possam produzir alimentos saudáveis que eliminem a fome, a pobreza e as desigualdades, com sustentabilidade ambiental.

Uma das preocupações do planeta atualmente é com a fome e com a agricultura sustentável (ODS 2). O Brasil é um dos países que mais produz alimentos no mundo. A agricultura familiar preza pelo policultivo e pelo viés agroecológico. Os produtos que chegam à mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar. Apesar da sua importância, nos últimos dez anos, 2,166 milhões de trabalhadores deixaram a atividade por falta de incentivos.

A falta de crédito, de assessoria técnica e de garantia de preço mínimo estão entre os problemas enfrentados por eles. A impossibilidade de permanecer na área, reduz a produção de alimentos e as trocas simbólicas de produtos entre as pessoas, gera, entre outros males, a fome. Além disso, o encolhimento dos investimentos em políticas públicas e a chegada da pandemia agravaram a situação.

É necessário que governos, empresas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) pensem em estratégias que possam contribuir com o setor. Nós, da Adel, temos trabalhado com programas voltados ao acesso a conhecimento - para que os agricultores compreendam seus negócios - planejamento, assessorias técnicas no meio rural, fortalecimento da cooperação, para estimular os arranjos produtivos locais e o acesso a crédito. Se cada um fizer a sua parte, poderemos contribuir para que os pequenos produtores rurais tenham mais qualidade de vida e, como consequência, o restabelecimento da agricultura familiar.

Adriano Batista é diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel)

 

Carla Picolotto é missionária
Carla Picolotto
21 de Março de 2026
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
20 de Março de 2026
Luiz Carlos Diógenes de Oliveira
Luiz Carlos Diógenes de Oliveira
19 de Março de 2026
Rosette Nunes Correia Lopes é advogada
Rosette Nunes Correia Lopes
18 de Março de 2026
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
17 de Março de 2026
Filipe Papaiordanou é advogado
Filipe Papaiordanou
15 de Março de 2026
Mávia Ximenes é fisioterapeuta
Mávia Ximenes
14 de Março de 2026