Espanha registra mais de 500 mortes por coronavírus em 24 horas

A lista de países que decidem confinar seus cidadãos cresce a cada dia

Legenda: Espanha foi um dos países mais atingidos pela pandemia
Foto: Foto: AFP

A Espanha registrou 514 novas mortes por coronavírus em apenas um dia, o que elevou o balanço total de vítimas fatais a 2.696, anunciou nesta terça-feira o ministério da Saúde.

O país registra ainda 39.673 casos oficialmente diagnosticados, e se esforça para ampliar a realização de testes.

Pandemia

A lista de países que decidem confinar seus cidadãos cresce a cada dia, o último deles foi o Reino Unido nesta segunda-feira (23), mas apesar de haver mais de 1,8 bilhão de pessoas no mundo submetidas a uma gigantesca quarentena, a pandemia do coronavírus continua matando e avançando. 

"A partir desta noite, devo dar aos britânicos uma instrução muito simples: devem ficar em casa", anunciou nesta segunda o primeiro-ministro, Boris Johnson, confinando o país por pelo menos três semanas para tentar conter o novo coronavírus, após 335 mortes e 6.650 casos confirmados, embora os possíveis infectados se estimem em pelo menos 55.000. 

A pandemia "acelera" mas é possível "mudar sua trajetória", disse nesta segunda o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pedindo mais exames de diagnóstico e mais quarentenas para contê-la.

O novo coronavírus provocou mais de 16 mil mortes no mundo desde que surgiu em dezembro passado na China, mais de 10 mil delas na Europa, segundo cálculos feitos pela AFP com base em números oficiais.

Além disso, mais de 360 mil pessoas foram infectadas, segundo os casos diagnosticados, embora a cifra real seja, sem dúvida, muito mais elevada.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o mundo