Bolívia aceita indicação de novo embaixador brasileiro para o país

Escrito por Folhapress ,

O governo boliviano aceitou a indicação do novo embaixador brasileiro para o país, Raymundo Santos Rocha Magno. A concessão do "agrément" (autorização) se dá em meio ao imbróglio diplomático envolvendo a concessão de asilo, pelo Brasil, ao senador de oposição boliviano Roger Pinto.

O parlamentar está asilado na embaixada em La Paz há um ano. Ele não pôde deixar ainda o país por conta da resistência do governo Evo Morales em conceder o salvo-conduto -que garantiria sua saída em segurança.
Rocha Magno, que era embaixador na Romênia, assume o lugar de Marcel Biato, que vai para a Suécia. Biato entrou em conflito com o ministro ministro da presidência boliviana, Juan Ramón Quintana, que o acusa de defender Pinto.

A troca de embaixador se dá no momento em que o Brasil também faz gestões para libertar os 5 torcedores corintianos presos em Oruro desde fevereiro.

Sete dos 12 torcedores levados para a cadeia por participar da morte do jovem Kevin Espada, 14, já foram libertados. Kevin morreu após ser atingido por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians durante um jogo. A negociação corre paralelamente ao caso do senador e os dois casos vêm azedando as relações bilaterais.