Barco afunda em lago na África e deixa pelo menos 129 mortos

A embarcação naufragou no lago Tanganica, no Congo, e deixou pelo menos 129 mortos

Escrito por Folhapress ,

Um acidente com um barco nas águas do lago Tanganica, pertencentes à República Democrática do Congo, matou ao menos 129 pessoas. A embarcação afundou no início da sexta-feira (12), e as primeiras informações oficiais falavam em 26 mortes. O número, contudo, aumentou neste domingo (14).

A confirmação das quase 130 pessoas mortas foi dada pelo ministro de Transportes congolês, Laurent Sumba. A autoridade também declarou que 232 pessoas sobreviveram ao desastre. O número de mortos pode subir ainda mais, já que a busca por corpos continua.

Foi iniciada também uma investigação para apurar as causas do acidente, mas autoridades disseram que os primeiros indícios eram de que fortes ventos no lago, bem como o peso excessivo da embarcação, que transportava pessoas e cargas, eram os principais culpados pela tragédia.

O lago Tanganica, um dos maiores do mundo, é compartilhado por Tanzânia, Burundi e Zâmbia, além da República Democrática do Congo. Ele se prolonga por 676 quilômetros e possui importantes reservas florestais ao longo de sua extensão. Suas águas são importantes para a alimentação e para o transporte na região.