137 reféns morreram em ataque no Quênia, afirma grupo terrorista

Escrito por Redação ,

A milícia radical islâmica Al Shabaab assegurou nesta quarta-feira (25) que 137 reféns morreram durante o ataque ao shopping Westgate, em Nairóbi, capital do Quênia. "Após ter fracassado em vencer os mujahedins, dentro do centro comercial, o governo queniano utilizou gases tóxicos para terminar com o atentado", informaram os fundamentalistas pelo Twitter.

Na terça-feira (24), o presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, anunciou o fim do ataque ao centro comercial. Segundo as autoridades, o ataque, que começou no sábado, causou a morte de 61 civis e seis membros das forças de segurança.

A ação terrorista de quatro dias foi a mais grave no Quênia desde o atentado à Embaixada dos Estados Unidos em Nairóbi, em 1998, que deixou mais de 200 mortos. O mandatário decretou luto oficial de três dias em homenagem às vítimas.

Presidente confirmou número de mortos e fim da ação

Em pronunciamento na televisão local, Kenyatta confirmou o número de mortos e o fim da ação, após dois dias de ofensiva das tropas quenianas. Cinco terroristas foram mortos e 11 ficaram feridos. Ele não confirmou as identidades, o sexo ou as nacionalidades dos militantes islâmicos.

Porém, disse que os serviços de inteligência têm informações de que há três americanos e um britânico no grupo. Há a suspeita que a britânica seria Samantha Lewthwaite, viúva de Germaine Lindsay, um dos suicidas que participaram dos atentados ao transporte público de Londres, em 7 de julho de 2005.

Já os cidadãos americanos seriam homens jovens, entre 18 e 19 anos, que morariam no Estado de Minnesota, que concentra a maior colônia somali do mundo. Na segunda, a Casa Branca afirmou que verificava relações entre os militantes do Al Shabaab e a comunidade somali em território americano.

Kenyatta mostrou consternação em relação às mortes, mas comemorou o fim do ataque e agradeceu às forças de segurança. "Nós nos ferimos muito e sentimos um grande sofrimento e perdas, mas temos que ser bravos, unidos e fortes. Nós envergonhamos e derrotamos nossos agressores. Essa parte da tarefa está concluída."

Em relação à operação de retirada, que terminou no início da noite em Nairóbi (final da manhã em Brasília), o presidente afirmou que três andares foram destruídos por explosões e que três corpos ainda estão presos nos escombros.