Renata Silveira é a primeira narradora esportiva da história da Globo

A narradora tem experiência com jogos de Copa do Mundo, Libertadores e Liga dos Campeões

Legenda: "Os veículos, não só a Globo, estão abrindo os olhos para as mulheres", declarou Renata
Foto: João Cotta / Globo

A Globo contratou a primeira narradora esportiva de sua história: a carioca Renata Silveira, de 30 anos de idade, é a mais nova integrante do departamento de Esportes da emissora.

Formada em educação física com pós-graduação em jornalismo esportivo, Renata já narrou Libertadores, Liga dos Campeões feminina e a Copa do Mundo de 2018, pelo Fox Sports.

Em 2014, venceu um concurso da Rádio Globo e foi premiada com a chance de narrar Uruguai x Costa Rica e Croácia x México pela Copa daquele ano.

"Antes tinha a questão do preconceito, de que o futebol era um lugar exclusivo para homens, não só na televisão, mas também nos estádios. Isso a gente está quebrando aos poucos, mostrando que somos capazes através do nosso trabalho e do esforço de falar sobre futebol, comentar e narrar", declarou Renata ao GloboEsporte.com.

A narradora deve passar por período de adaptação na emissora antes de sua estreia oficial e comemora as maiores oportunidades que as mulheres vêm ganhando no meio esportivo.

"O espaço para as mulheres vem crescendo bastante. Isso depende de oportunidades, porque a gente tem muitas mulheres capacitadas para estarem ali, mas às vezes não tem a oportunidade. Os veículos, não só a Globo, estão abrindo os olhos para as mulheres", disse Renata.


Assuntos Relacionados