Rede Cuca será primeiro time cearense a disputar a Superliga na história da competição

Equipe foi convidada após saída da Funvic Natal

Legenda: Instituto Cuca foi o terceiro colocado na Superliga B deste ano.
Foto: Kid Junior/SVM

Pela primeira vez na história, o Ceará terá representante na Superliga de vôlei 2022/2023, principal competição da modalidade no Brasil. O Instituto Cuca, terceiro colocado na Série B 2021/2022, foi convidado pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) e aceitou ocupar a vaga deixada pela Funvic Natal, então único nordestino na disputa.

Único representante do Norte-Nordeste na segunda divisão da Série B 2021/2022, o time masculino, totalmente amador, fez grande campanha e quase conquistou vaga direta para a elite do vôlei nacional. Nas semifinais, acabou derrotado pelo Araguari e adiou o sonho do acesso.

Na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou e parabenizou o time pela conquista da vaga. Assista abaixo:

A última vez que uma equipe do estado participou de um torneio nacional de vôlei de quadra profissional foi em 2012, na primeira edição da Superliga B, com a UFC (Universidade Federal do Ceará) terminando em quarto lugar.

Veja também

VAGA

Em nota, a CBV explicou que a Comissão Independente de Advogados avaliou a regularidade financeira das 24 equipes aptas a participar da Superliga. O grupo entendeu que 23 estão regulares enquanto a equipe do Vôlei Funvic Natal não cumpriu com os requisitos estipulados do fair play financeiro e teve a inscrição indeferida. 

Pelo regulamento, o substituto da equipe do Rio Grande do Norte deve ser o terceiro colocado da Superliga B 2021/22, caso do Instituto Cuca.

Equipes confirmadas na Superliga masculina 2022/23

  1. Sada Cruzeiro (MG)
  2. Fiat/Gerdau/Minas (MG)
  3. Sesi-SP
  4. Vedacit Vôlei Guarulhos (SP)
  5. Apan/Eleva (SC)
  6. Vôlei Renata (SP)
  7. Farma Conde Vôlei – São José (SP)
  8. Montes Claros América Vôlei (MG)
  9. Brasília Vôlei (DF)
  10. Suzano Vôlei (SP)
  11. Uberlândia Vôlei/Praia Clube (MG)

Assuntos Relacionados