Guarany já chegou à final do Cearense, perdeu, mas não foi considerado vice-campeão

Fato pitoresco do Campeonato Cearense, em 1984, o Bugre decidiu o título contra o Ceará, mas terminou em 3º. Final deste ano já assegura melhor campanha para o time sobralense

Escrito por
Gioras Xerez producaodiario@svm.com.br

Mesmo não se tornando campeão, a campanha do o Guarany de Sobral no Estadual de 2013 já é considerada a melhor de todos os tempos da agremiação no Campeonato Cearense. Antes, o Bugre Sobralense havia conquistado a 3º colocação nos anos de 1970, 1976, 1984, 1994, 2000 e 2010.

Em 1994, o Guarany chegou à terceira colocação no Campeonato. Em 1984, chegou à final, perdeu, mas não foi vice-campeão devido ao regulamento, que previa a colocação final pelo somatório dos pontos em todo o certame. Foto: Arquivo Diário do Nordeste

Em 1984, o Bugre foi vencedor do segundo turno da competição e decidiu a final do certame contra o Alvinegro. No entanto, devido a campanha ruim no primeiro turno, o Fortaleza, no somatório de pontos, acabou sendo considerado vice-campeão cearense.

Veja o vídeo da final de 1984

Desde a sua fundação, no dia 2 de julho de 1937, o primeiro feito grandioso do Bugre foi no ano de 1970. O campeonato era disputado em sistema de pontos corridos e o time de Teco-teco, à época atelta, ficou em 3º lugar na classificação geral. Naquele ano, o Bugre entrou para história como o primeiro clube do interior a vencer o turno.

Neste certame de 2013 a campanha do time comandado por Argeu dos Santos foi regular. Tanto na 1ª fase como na 2ª fase. Na fase inicial, ficou apenas em 6º lugar, com 22 pontos. Na seguinte e decisiva fase, terminou em 4º lugar, com uma vitória suada em cima do Ceará por 3 a 2, no Estádio do Junco, com um gol marcado aos 44 minutos do segundo tempo.

Mesmo taxado como zebra, o Guarany de Sobral quer levar para casa mais uma taça de campeão. Para colocar ao lado das taças de campeão brasileiro da Série D, e dos quatro títulos da 2ª divisão local.

O jogo de ida acontecerá no Estádio do Junco, nesta quarta-feira (15), às 22 horas. A volta será realizada no domingo (19), às 16 horas, na Arena Castelão. Se o Guarany de Sobral conseguir passar pelo Ceará, que busca o tricampeonato, será o primeiro time do interior a ser campeão cearense dentro de campo.

Em 1992, o Icasa dividiu o título da competição com Ceará, Fortaleza e Tiradentes, após decisão polêmica do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, diante de vários desentendimentos entre os clubes.