Duelo foi realizado na Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
O Fortaleza venceu o Vitória-BA nesta quarta-feira (20) por 3 a 0, na Arena Castelão, no confronto de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. O atacante Silvio Romero (2x) e Moisés marcaram os gols da partida.
Com o triunfo, o Tricolor do Pici garante classificação às oitavas de final da Copa do Brasil com vitória ou empate, além de poder perder por até dois gol de diferença. Para o time baiano, apenas o triunfo interessa, por três ou mais gols.
A partida da volta acontece no dia 12 de maio (quinta-feira), no Barradão, em Salvador.
A equipe de Vojvoda não enfrentou dificuldades para construir vantagem diante do Vitória-BA. Com volume de jogo, preenchendo o setor ofensivo com quase todos os atletas, o Fortaleza conseguiu criar boas oportunidades para abrir o placar. Moisés, Jussa e Ceballos finalizaram, mas não conseguiram balançar as redes do goleiro Lucas Arcanjo.
O poder de decisão do atacante argentino Silvio Romero, de fato, foi quem fez a diferença na partida. O artilheiro leonino aproveitou as duas chances na área e marcou para o tricolor.
Pelo lado baiano, a busca era pelo contra-ataque. Entretanto, sem conseguir dar ritmo no ataque, as tentativas se restringiram aos arremates de fora da área, mas sem sucesso.
Segundo tempo
A equipe de Geninho voltou para a etapa final buscando diminuir o placar. Logo aos 3 minutos, Jadson acertou a trave de Max Walef em cobrança de falta. Sem conseguir criar oportunidades, o Vitória viu o Fortaleza ampliar o marcador com Moisés.
O placar deixou o Fortaleza confortável na partida, com o técnico Juan Pablo Vojvoda optando por realizar trocas na equipe, visando poupar os atletas para a partida contra o Caucaia na sexta-feira (22).
Fortaleza x Vitória-BA |
Veja como foi lance a lance
0-15min 1°T: Trocando passes no campo do adversário, o Fortaleza teve volume de jogo, chegando com perigo em duas ocasiões: aos 2 minutos, Moisés finalizou por cima do gol de Lucas Arcanjo, enquanto aos 8 minutos, Ceballos arriscou de fora da área, mas mandou para fora. A melhor oportunidade tricolor foi do meio-campista Lucas Crispim, após cruzamento de Pikachu, o camisa 10 acertou a trave do arqueiro baiano.
15-30min 1°T: Com o controle da partida, a troca de passes leonina seguia acontecendo com facilidade no campo do Vitória. O volante Matheus Jussa, recebeu de Felipe e finalizou de fora da área, mas mandou por cima do gol baiano. No lance seguinte, Silvio Romero aproveitou o rebote de Lucas Arcanjo, após defesa na finalização de Lucas Lima, e, de cabeça, mandou a bola para as redes. O camisa 18, aos 28 minutos, anotou o 2° gol do Tricolor do Pici na partida, aproveitando a assistência de Benevenuto.
30-45min 1°T: O triunfo parcial deu ainda mais tranquilidade ao Fortaleza no duelo. A equipe trocava passes, buscando envolver o adversário, enquanto a equipe baiano esperava um erro para contra-atacar o time mandante. Aos 36 minutos, João Pedro arriscou de fora da área, mas a bola desviou na marcação tricolor. Quatro minutos depois, Tréllez recebeu no campo de ataque, armou a finalização, mas foi travado pelo zagueiro Ceballos.
INTERVALO
0-15min 1°T: O Vitória voltou com uma postura diferente, buscando diminuir a desvantagem no placar. Aos 3 minutos, Jadson cobrou falta na trave de Max Walef. A equipe tricolor, porém, administrou bem o resultado nos 15 minutos iniciais.
15-30min 1°T: A vantagem tricolor aumentou com o atacante Moisés, aos 26 minutos do 2° tempo, após cruzamento de Romarinho.
30-45min 1°T: Nos minutos finais, o Fortaleza administrou o resultado e saiu de campo com a vantagem para o duelo da volta, no Barradão.
Escalação
Fortaleza: Max Wallef; Ceballos, Benevenuto e Titi; Jussa (Zé Welison), Felipe (Hércules), Lucas Lima (Romarinho), Lucas Crispim e Yago Pikachu (Ronald); Moisés e Silvio Romero (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vitória-BA: Lucas Arcanjo; Dani Bolt (Alemão Teixeira), Rafael Ribeiro, Mateus Moraes e Ewerton Páscoa; Iury, João Pedro, Léo Gomes (Dinei) e Jadson (Eduardo); Alisson Santos (Roberto) e Tréllez (Jefferson Renan). Técnico: Geninho.
Ficha técnica | Fortaleza x Vitória-BA
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 20/04/2022 (quarta-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Lucas Costa Modesto (DF)