Em reunião realizada na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), na tarde desta terça-feira (30), foi decidida a fórmula do Campeonato Cearense 2019, que não foi aprovada somente por Floresta e Atlético Cearense. Fortaleza e Ceará só irão estrear na segunda fase da competição.
Com oito clubes - Ferroviário, Guarani de Juazeiro (ex-Uniclinic), Floresta, Iguatu, Atlético/CE, Guarany de Sobral, Horizonte e Barbalha - a primeira etapa do certame tem início no dia 6 de janeiro e finaliza no dia 27 também do primeiro mês do ano.
Todos irão se enfrentar em partidas apenas de ida, onde seis equipes passam para a próxima fase e os dois últimos serão rebaixados para a Série B do Cearense do ano seguinte.
Na segunda etapa, Ceará e Fortaleza se juntam aos seis melhores classificados da etapa anterior. Irão haver sete jogos, onde todas as equipe se enfrentam em jogos de partida única.
Os quatros melhores passam para as semifinais e, posterior, as duas melhores se enfrentam nas finais. As duas últimas etapas terão jogos de ida e volta.
“A reunião foi bastante proveitosa. Os 10 clubes participaram com os seus presidentes, decidiram a fórmula e trouxeram ideias para o futebol cearense. Então nós teremos uma competição muito boa, bastante disputada. A Federação vai organizar e administrar o campeonato e esperamos bons jogos! As equipes virão fortes e mais organizadas, o que vai atrair e agradar os torcedores da capital e do interior do estado”, comentou Mauro Carmélio, presidente da FCF.
O campeão estadual será conhecido no dia 21 de abril.