Ferroviário lança nota de repúdio à mudança de jogos para o Domingão e diz que vai entrar na justiça

Clube critica alteração realizada pela CBF e revela reunião com o Governo do Estado em busca da manutenção das partidas no Castelão

Foto: Lenilson Santos/Ferroviário AC

A decisão da CBF em transferir os jogos das Séries C e D do Castelão para o Domingão, em Horizonte, trouxe críticas imediatas do Ferroviário, um dos clubes envolvidos na determinação. A equipe coral já mandava os duelos pela Terceirona no estádio da capital, e a alteração para Horizonte foi bastante criticada. A diretoria do Tubarão, que lançou nota neste sábado (19).

No documento, o clube dá detalhes de uma reunião envolvendo representantes do Ferroviário e do Governo do Estado. Segundo a nota divulgada pelo Tubarão, Rogério Pinheiro, titular da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) do Ceará, disse que a Arena Castelão estava "de portas abertas" para o time e que poderia receber os jogos da Série C. 

Ainda na nota, a diretoria coral declara que procurou alinhar com a Sejuv um ofício para ser encaminhado à CBF para reverter a decisão, mas de acordo com o clube, não houve o referido envio.

Veja a nota divulgada pelo Ferroviário:

O Ferroviário Atlético Clube, mais uma vez, foi surpreendido pela Confederação Brasileira de Futebol, que, na noite desta última sexta-feira, alterou discricionariamente o local do jogo entre Ferroviário e Santa Cruz, pelo Campeonato Brasileiro da Série C, contrariando o seu próprio regulamento.

Mesmo depois da resposta do clube ao Oficio da própria CBF, em que esta solicitava que indicássemos outra praça esportiva para mandar nossos jogos, com o intuito de preservar o gramado da Arena Castelão apenas para, PASMEM, os clubes da Série A, e o Ferroviário responder que não há outra praça disponível em Fortaleza, além do fato da Arena Castelão se tratar de um equipamento público, isto é, disponível para todos os clubes cearenses e não alguns escolhidos, a CBF comunicou em seu site a alteração do dia, local e horário da partida. Vale ressaltar que, até o momento, não recebemos nenhum retorno do ofício respondido.

Em reunião realizada no Palácio da Abolição, no último dia 11 de setembro de 2020, com as presenças do Secretário de Esporte, Sr. Rogério Pinheiro; do Presidente do Ferroviário, Sr Newton Filho; do Sr. Eduardo Santos, Coordenador da Arena; do articulador político do Governador Camilo Santana, Major André; dentre outros, foi dito pelo Secretário Rogério Pinheiro que a Arena Castelão estava de “portas abertas” e preparada para receber todos os jogos do Ferroviário, não existindo nenhum óbice por parte da SEJUV ou do Governo do Estado do Ceará.

Dito isso, o Ferroviário solicitou que o referido apoio fosse formalizado, mediante ofício da SEJUV, a ser encaminhado para a CBF.
No entanto, a Secretaria de Esporte e Juventude, até o momento, não acatou ao pedido, mesmo já depois de tanto tempo e repetidas cobranças.

Vale destacar que a alteração do jogo em comento acarreta, inclusive, a mudança de cidade, ou seja, o Ferroviario estaria sendo obrigado a jogar em Horizonte/CE, um município no qual não está sediado.

Diante disso, o Ferroviário Atlético Clube repudia situação tão desagradável e procurará os meios judiciais cabíveis para ver salvaguardados os seus direitos.