Esportes da Sorte, patrocinadora master do Ceará, é vetada pelo Supremo Tribunal Federal; entenda
Ministro do STF, André Mendonça proíbe Loterj de credenciar bets com uso fora do Rio de Janeiro, como a patrocinadora do Ceará
O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta quinta-feira (2), a autorização nacional de operação da patrocinadora master do Ceará, a Esportes da Sorte, que além da equipe cearense ainda patrocina times como Grêmio, Bahia e Corinthians.
A casa de apostas tinha uma licença através da Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro), para fazer suas operações de forma nacional. Essa licença, no entanto, era válida até o fim de 2024. No último dia 31, o Ministério da Fazenda divulgou uma lista de 'bets' autorizadas a atuar no Brasil em 2025 e a patrocinadora do Ceará não estava na lista.
Através de uma nota, o STF comunicou que a decisão do ministro proíbe as atividades de loterias e jogos eletrônicos fora do território do estado do Rio de Janeiro. A depender do entendimento da CBF, isso pode proibir também a exposição da marca em competições nacionais.
Caso a bet não se regularize, o Ceará só poderia estampar a marca no Estado do Rio de Janeiro, em treinos ou jogos em solo carioca. A Loterj terá cinco dias para cessar essas atividades fora dos limites territoriais do estado.
As empresas do mercado de aposta de quota fixa são as principais patrocinadoras do futebol brasileiro desde que foi permitida a operação no País, em 2017.
No Corinthians, a Esportes da Sorte banca o salário de R$ 3 milhões mensais de Memphis Depay. A empresa também pagou parte dos R$ 2 milhões que Luis Suárez recebia por mês no Grêmio.
Nota da Esportes da Sorte
Em nota, a Esportes da Sorte reiterou que tem aptidão para atuar concedida pela Loterj. "A autarquia verificou que a empresa cumpre as exigências legais, incluindo habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualificação econômico-financeira, qualificação técnica e atende todos os requisitos do jogo responsável, além de apresentar as certidões de idoneidade exigidas", diz o texto.
"Qualquer informação contrária a essa decisão ainda não chegou ao conhecimento da empresa que aguarda a manifestação pública dos órgãos competentes", complementa. A empresa afirma que pleiteia a licença do Ministério da Fazenda.
O Ceará solicitou à Esportes da Sorte uma reunião para os devidos esclarecimentos, e segundo apuração do Diário do Nordeste, esse encontro entre o clube e a bet, deve acontecer nesta sexta-feira (3).