Em busca de pódio, seleção masculina de basquete estreia amanhã (7) contra Lituânia

A partida será disputada na Arena Carioca 1

Mesmo desfalcado de nomes importantes como Thiago Splitter e Anderson Varejão, o Brasil entra na Rio-2016 como postulante ao pódio olímpico do basquete masculino. A equipe estreia neste domingo (7), às 14h15, contra a forte seleção da Lituânia. A partida será disputada na Arena Carioca 1.

Nono colocado no ranking da Fiba (Federação Internacional de Basquete), o Brasil não poderá contar com força máxima na Olimpíada, uma vez que lesões tiraram os ala-pivôs Splitter e Varejão da Rio-2016. Mesmo assim, o grupo dirigido por Rubén Magnano tem o fator casa como trunfo para se candidatar a medalhas.

Em Londres-2012, o Brasil não passou das quartas-de-final e terminou em quinto lugar. Dois anos depois, ficou em sexto no Mundial da modalidade. Agora, a meta é ficar entre os três primeiros colocados.

Mas passar a fase de grupos não será tarefa fácil. O Brasil está no Grupo B, que tem Argentina, Espanha, Lituânia, Croácia e Nigéria. Apenas quatro se classificam ao mata-mata, e apenas os nigerianos são azarões na chave.

No último amistoso antes da Rio-2016, no dia 2, o Brasil bateu a China por 83 a 69 sem dificuldades. Mas, dois dias antes, sofreu para vencer a mesma Lituânia da estreia por 64 a 62.

"Estou confiante de que não estamos na Olimpíada só para brigar por uma medalha, vamos brigar pelo ouro. Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar na primeira fase porque nosso grupo é muito forte, mas a equipe está muito unida e bem preparada em todos os aspectos. Nesses últimos dias fizemos pequenos acertos para chegar melhor ainda na estreia contra a Lituânia. Queremos fazer história na Olimpíada e o momento é agora", afirmou o ala Leandrinho.

O time titular na estreia deverá ser formado por Marcelo Huertas, Leandrinho, Alex, Hettsheimeir e Nenê.