EA Sports, produtora do FIFA 22, revela busca para trocar nome da principal franquia de futebol

De acordo com o jornal americano The New York Times, a produtora paga US$ 100 milhões (R$ 548 milhões) por ano à entidade gestora do futebol

Legenda: FIFA 22 teve 9,1 milhões de jogadores entrando no jogo, 7,6 milhões de times do Ultimate Team criados e 460 milhões de partidas disputadas em duas semanas de lançamento
Foto: Divulgação / EA Sports

A desenvolvedora de jogos eletrônicos Electronic Arts (EA) revelou nesta quinta-feira (7) que está "explorando a ideia de renomear nossos jogos globais de futebol da EA SPORTS". No comunicado, a produtora revelou que está "revisando contrato de naming rights com a FIFA", nome de destaque do principal jogo da EA desde 1993, sendo batizado inicialmente de FIFA International Soccer.

A iniciativa da EA Sports de repensar a utilização da nomenclatura "FIFA" em seu jogo de futebol visa economizar um valor milionário previsto em contrato. De acordo com o jornal americano The New York Times, a produtora paga US$ 100 milhões (R$ 548 milhões) por ano à entidade.

Um outro ponto também levado em consideração pela EA, divulgado em nota, é a busca pela autenticidade. A empresa têm contratos vigentes com a UEFA (Champions League e Europa League) e a Conmebol (Taça Libertadores), além de ligas como Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha) e Bundesliga (Alemanha). O contrato com a FIFA, no entanto, autoriza a produtora a produzir jogos oficiais da Copa do Mundo.

O contrato entre EA Sports e FIFA se encerra no final de 2022. Na última sexta-feira (1º), o FIFA 22 foi lançado oficialmente nas plataformas, tendo "9,1 milhões de jogadores entrando no jogo, 7,6 milhões de times do Ultimate Team criados e 460 milhões de partidas disputadas" em duas semanas de lançamento.

Confira nota na íntegra

"Aos fãs de futebol de todo o mundo,

Foram duas semanas empolgantes para a EA SPORTS visto que lançamos oficialmente o FIFA 22. Estamos muito orgulhosos do jogo deste ano e adoramos ver a empolgação dos jogadores de todo o mundo conforme você adentra a experiência.

Desde o lançamento, já tivemos 9,1 milhões de jogadores entrando no jogo, 7,6 milhões de times do Ultimate Team criados e 460 milhões de partidas disputadas. Continuaremos oferecendo experiências incríveis ao longo desta temporada, mas primeiro - um sincero agradecimento à nossa incrível comunidade de fãs de futebol.

Embora estejamos apenas no início da nossa jornada com você no jogo deste ano, também estamos focados em aonde iremos a partir daqui.

Estamos aqui para criar as melhores experiências para os fãs de futebol em todos os lugares. Para fazer isso, começamos ouvindo nossos jogadores. Ouvimos constantemente que o que mais importa é o crescimento da comunidade global, criando experiências de futebol inovadoras em novas plataformas, um compromisso com todos os níveis do esporte, incluindo as bases, e acelerando o crescimento do futebol feminino. Como resultado, temos uma visão clara para o futuro do futebol.

Ao longo de anos construindo nossa franquia global, também sabemos que a autenticidade é essencial para a experiência. É por isso que concentramos tanta energia na força coletiva de mais de 300 parceiros licenciados individuais que nos dão acesso a mais de 17.000 atletas em mais de 700 clubes, em 100 estádios e mais de 30 ligas ao redor do mundo. Investimos continuamente nas parcerias e licenças mais significativas para os jogadores e, por isso, o nosso jogo é o único lugar no qual se pode jogar autenticamente a icônica UEFA Champions League, UEFA Europa League, CONMEBOL Libertadores, Premier League, Bundesliga e LaLiga Santander, entre muitos outros. A amplitude de nossas parcerias e nosso ecossistema de conteúdo licenciado nos permitirá continuar a trazer autenticidade incomparável em nossos jogos de futebol da EA SPORTS, agora e por muitos anos.

À medida que olhamos para o futuro, também estamos explorando a ideia de renomear nossos jogos globais de futebol da EA SPORTS. Isso significa que estamos revisando nosso contrato de naming rights com a FIFA, que é separado de todas as nossas outras parcerias e licenças oficiais ao redor do mundo do futebol.

O futuro do futebol é muito grande e brilhante. Nossa prioridade é garantir que tenhamos todas as oportunidades de continuar oferecendo as melhores experiências interativas de futebol do mundo. Obrigado novamente por seu apoio e feedback sobre o jogo deste ano. Estamos ansiosos para criar o futuro do futebol com você.

Vejo você em campo."


Assuntos Relacionados