Com investimento, Leão diminui lesões e tem todo elenco disponível

A diretoria do Fortaleza intensificou o trabalho da preparação física para seguir com a intensidade cobrada pelo técnico Rogério Ceni na Série A do Brasileiro. Intervalo de uma semana entre partidas ajudou no condicionamento do grupo

Legenda: Treinos e trabalhos físicos foram intensificados neste período de uma semana sem jogos para o Fortaleza
Foto: BRUNO OLIVEIRA/FORTALEZAEC

O Fortaleza não tem nenhum atleta no departamento médico do clube. Rogério Ceni conta com 100% do elenco para o duelo com o Corinthians na quarta-feira (26), às 21h30, em Itaquera, pela 5ª rodada da Série A do Brasileiro. Tudo graças ao planejamento do departamento de futebol.

Desde a retomada das atividades no clube, após paralisação devido à pandemia de Covid-19, a proposta ensaiada foi preparar fisicamente o plantel. Com a comissão técnica exigindo intensidade, o departamento físico tricolor acompanhou de modo individual o processo de cada atleta.

Na maratona do calendário desde julho, o time realizou 11 exibições. Ao acrescentar a data do próximo jogo, a média é de uma partida a cada 4,4 dias. E o índice é até menor, já que a delegação tricolor, ao lado dos demais representantes do Estado, é a que mais necessita de viagem no Brasileirão: o Fortaleza tem pela frente 81.431 km, mais que o dobro do Flamengo (37.928 km).

"O departamento fisiológico pode falar com tranquilidade que o planejamento que imaginamos está se realizando. Hoje não tem nenhum atleta no DM e o número de lesões musculares foi reduzido. Houve um cuidado grande da preparação física, se analisarmos nos últimos três anos, não tivemos nenhum atleta que saiu nos 15 primeiros minutos por conta de lesão muscular", afirma Edson Palomares, fisiologista do Fortaleza.

As últimas baixas registradas foram Bonilha (parte posterior da coxa), Roger Carvalho (contusão na panturrilha) e Madson (adutor da coxa). O trio foi liberado aos treinos no último dia 14, em atividade acompanhada por Nelson Simões, auxiliar técnico, e Émerson Santana, também preparador físico.

Mais estrutura

Uma das metas da diretoria tricolor é ampliar a infraestrutura oferecida aos atletas para potencializar o desempenho dentro de campo. Por isso, em janeiro, houve investimento de R$ 300 mil para aquisição de equipamentos de academia produzidos sob medida para o Fortaleza.

O material foi entregue em junho e ficou instalado no Centro de Excelência, no Pici. Com obras iniciadas em 2018, o equipamento tem 60% de conclusão e está em fase de construção das piscinas para recuperação no pós-jogo.

"Os atletas têm suportado muito bem a partida, a gente tem observado um número ótimo de 'sprints' por jogo, o que caracteriza a intensidade que a equipe tem em campo. Nós estamos nos preocupando mais com os atletas que têm participado, e tem aquele grupo que vem desenvolvendo a capacidade física, com trabalhos de potência e a melhor resistência para estarem prontos", ressalta o preparador físico Danilo Augusto.

Para o duelo com o Corinthians, com uma semana inteira livre devido ao adiamento da data do jogo, previsto inicialmente para domingo (23), o Tricolor conseguiu descansar melhor as peças.

E mesmo com intervalos curtos de treinamento, a prioridade é evitar acúmulo de desgaste. "O grupo está bem entrosado, a gente trabalha bastante. Agora é mais descansar, recarregar as energias para chegar todo mundo 100% e fazer grande partida", aponta o atacante Yuri César.

O fato é que o Fortaleza terá condições de fazer um duelo competitivo em Itaquera, com chance de pontuar fora.

Confira o FortalezaCast com Dênis Medeiros e Tom Alexandrino: