Com Ceará e Fortaleza, cearenses se preparam para Copa São Paulo de Futebol Júnior; veja guia

Quatro clubes cearenses vão representar o Estado na competição

Legenda: Com Ceará e Fortaleza, cearenses se preparam para a Copa São Paulo 2024; veja
Foto: Gabriel Silva/Ceará SC | Natasha Gryzlova/Atletico-CE | Ronaldo Oliveira/Floresta | João Moura/Fortaleza EC

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior campeonato de base do Brasil, vai estrear em mais uma edição. Disputada entre os dias 2 e 25 de janeiro de 2024, 128 clubes estarão presentes na disputa e Atlético-CE, Ceará, Fortaleza e Floresta serão os representantes cearenses no torneio. 

O Diário do Nordeste preparou um material especial contando como cada uma dessas equipes cearenses está se preparando para a competição e os objetivos delas diante de um torneio tão importante para as categorias de base. 

ATLÉTICO CEARENSE

O Atlético Cearense vai disputar a competição pela segunda vez. Após chegar na semifinal do Campeonato Cearense Sub-20, a equipe comandada por Eliezer Junior vai defender suas cores na Copinha de 2024. 

O Atlético Cearense está no Grupo 14, assim como Itapirense/SP, Criciúma e Ituano. A sede dos clubes será a cidade de Itapira. 

Eliezer contou que o sub-20 da Águia está treinando juntamente com o time profissional e que parte dele vai jogar a Copinha. Além dos treinamentos, os jovens garotos do Atlético Cearense ainda terão uma competição preparatória para o torneio. 

"Projetamos que esses meninos elevem o nível jogando o estadual 2024. 40 a 50% do elenco profissional é feito por alguns dos jogadores que irão pra copa São Paulo 2024. Dessa forma, eles estarão aptos pra se desenvolver no ano que vem e fazer uma campanha superior ao que foi 2023, que seria chegar na final do estadual e ser campeão", contou o treinador. 

CEARÁ

Atual campeão cearense, o Ceará garantiu sua vaga através do título estadual. Os meninos do Alvinegro terão em 2024, a oportunidade de se reerguer na competição após terem passado, na edição de 2023, por problemas sérios de saúde durante a disputa do torneio, mas apesar disso, o treinador Alisson Henry promete virar a chave. 

"Nossa projeção para esse ano é que a gente consiga fazer uma primeira fase sólida, que a gente consiga passar da primeira fase na competição e aí a partir dessa classificação buscar nos mata-matas, fazer bons jogos. [...] A gente projeta que esse ano de 2024 a gente consiga ir além da melhor campanha que a gente já fez aqui no clube, chegando aí a umas quartas de final e quem sabe até mais longe, contou o treinador.

O Ceará é integrante do Grupo 8, juntamente com Lemense/SP; Gama/DF e Rondoniense/RO. A sede das equipes será Leme, interior de São Paulo. O treinador do Alvinegro já pontuou o diferencial de sua equipe para a competição. 

Legenda: Ceará é integrante do Grupo 8, juntamente com Lemense/SP; Gama/DF e Rondoniense/RO.
Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

"Acho que o maior diferencial da nossa equipe nessa nova edição da Copa São Paulo de 2024 é que a gente tem um time bem maduro, muitos atletas que estão no clube desde o Sub-15. Então são jogadores que têm já um DNA do Ceará encorpado, uma equipe que já tem uma certa experiência em competições, que já jogam juntos, a sua grande maioria, há, no mínimo, um ano. E eles, por terem vindo ano a ano subindo de categoria no clube, o entrosamento coletivo é um diferencial positivo que a gente considera", explicou o treinador. 

FORTALEZA

O Fortaleza garantiu sua vaga na Copinha de 2024 após chegar na final do Campeonato Cearense Sub-20. A equipe, na edição de 2023, fez a melhor campanha de um clube cearense no torneio, juntamente com o Floresta, chegando nas quartas de final. O Leão chega para a competição almejando ir mais longe, contando sempre com os talentos da base tricolor. 

"O Fortaleza alcançou um patamar no cenário nacional, que não pode mais se contentar em ser coadjuvante, o pensamento sempre tem que ser de protagonista. Sabemos que o feito da último edição foi marcante, com isso a régua aumentou e temos que pensar em ultrapassar essa marca. Se iremos conseguir, não dá para cravar. Sabemos o quanto é difícil a copinha, mas temos que mirar sempre a final da competição", disse o Betão, coordenador técnico de performance do Fortaleza. 

Legenda: Na última edição, o Fortaleza chegou nas quartas de final da competição
Foto: João Moura/Fortaleza EC

Assim como o Ceará, o Fortaleza também vai contar com o talento de jogadores que na edição passada defenderam outros clubes como Goiás e Palmeiras, atual campeão da Copinha, e vai para a competição com a ideia de também mapear o mercado.  

"O processo de mapeamento de mercado é feito durante todo o ano, a Copinha serve para consolidar alguns nomes ou para relevar outros. [...] Um exemplo mais conhecido (contratação na Copinha), foi o Igor Torres que foi observado na Copinha de 2020. A ideia é observar e mapear o mercado sempre. Esse ano não será diferente", nos contou Erisson Matias, gerente das categorias de base do Fortaleza. 

O Fortaleza pertence ao Grupo 11, com Vocem-SP, CRB-AL e Castanhal-PA. A sede da disputa será a cidade Assis.

FLORESTA

Após chegar na semifinal do Campeonato Cearense Sub-20, o Floresta garantiu sua vaga na Copa São Paulo de 2024. A equipe comandada por Fabio Capone chega para o torneio buscando avançar para a semifinal e melhorar ainda mais a campanha de um time cearense na competição. 

O Verdão da Vila pertence ao Grupo 18, junto com SKA Brasil/SP, Atlético/MG e Timon/MA. A sede será a cidade Santana de Parnaíba.

O treinador da equipe enxerga a campanha da edição desse ano como algo passado e que buscar mais na Copinha de 2024. Na temporada de 2023, o Floresta chegou nas quartas de final da competição, onde perdeu para o campeão, Palmeiras.

"Bom, cada campeonato, cada jogo é um momento diferente, é uma história diferente. O que foi feito em 2023 foi excepcional, foi uma belíssima campanha mas já passou, já passou. A gente tem que ter o máximo de foco possível a máxima concentração, temos que chegar lá e sermos muito competitivos. Já foi divulgado aí o nosso grupo, um grupo difícil, bem difícil e a gente espera poder passar de fase. Obviamente que o primeiro jogo vai ser fundamental, estrear bem sempre é um diferencial e pode aumentar o nosso nível de confiança durante a competição mas a gente espera sim lutar bravamente e conseguir uma das duas vagas", explicou Fabio Caponi.

Foco na competição e sem festas de Natal e Ano Novo

Como tradição, a Copinha acontece na primeira semana do ano. Para isso, o torneio obriga que esforços sejam feitos por parte dos atletas para chegarem preparados para a competição. Todo final de ano, é tradição as famílias se reunirem no natal e os amigos comemorarem juntos a virada do ano. Mas para quem trabalha com futebol, seja ele jogador ou comissão técnica, a história é outra. 

Cada clube, seja ele Fortaleza, Floresta, Ceará ou Atlético Cearense, tratará as festividades de uma forma diferente, mas todos com um mesmo propósito: chegar focado para a Copa São Paulo. Betão, coordenador técnico de performance do Fortaleza, acredita que o clube dará "dois dias no natal e no ano novo", folgas essas que dependem do sorteio.  

O treinador do Atlético Cearense, Eliezer Junior, confirmou que os atletas e a comissão técnica vão ficar retidos em um hotel durante as festividades, pois segundo ele: "Não há tempo para festas e comemorações". Alisson Henry, treinador do Ceará, disse estar esperando a definição das datas dos jogos para decidir quanto às folgas, mas planejam dar o natal de folga para os atletas.

O técnico do Floresta, Fabio Caponi, disse que é provável que seja dado dois dias de folga para os atletas, sendo os dias 24 e 25 de dezembro, além do dia 31. Após a virada do ano, os atletas já retornariam para a viagem rumo à São Paulo. 

Visando essa competição, a Federação Cearense já comunicou os clubes que irá promover um torneio para dar ritmo aos clubes antes da Copa São Paulo.