Ceará busca reforços e tem foco em atacantes; veja situação de Felipe Vizeu, Marcinho e Raffael

O elenco alvinegro deve receber mais peças para a sequência de 2020. Em entrevista ao programa Debate Jogada, ontem, o executivo de futebol do time, Jorge Macedo, falou sobre as investidas no mercado e formação do elenco

Legenda: Vizeu estava emprestado ao Akhmat Grozny, da Rússia, e retornou para o clube italiano da Udinese
Foto: divulgação / Akhmat Grozny

O elenco do Ceará Sporting Club para a temporada de 2020 não está fechado. A diretoria alvinegra segue atenta ao mercado e tem como prioridade a busca de reforços para o sistema ofensivo. A análise é do executivo de futebol do clube, Jorge Macedo, em entrevista ao programa Debate Jogada, do Sistema Verdes Mares.

Para oferecer mais opções ao técnico Guto Ferreira, o gestor revelou que o time tenta a contratação de até dois atacantes. A característica principal é de uma peça de referência, mas as oportunidades de negociação também podem render um jogador de lado de campo.

“A gente precisa (de contratação) no setor ofensivo, daqui a pouco mais um centroavante vai sair, então precisa repor esse e ter mais um outro atacante. Isso porque o Saulo ainda não estreou, vinha sendo o goleador da Série C, a gente aposta e quer um retorno", explicou Macedo.

A procura por um novo atacante tem prioridade inicial pela saída de Bergson. Os representantes do centroavante chegam na Capital hoje para acertar um desligamento com o Vovô e iniciar procura por nova equipe. Contratado para disputa do Brasileirão de 2019, não conseguiu se firmar como titular e perdeu espaço na sequência das temporadas. Deixa o time com 41 jogos e sete gols marcados.

Pelo site oficial do Ceará, o clube informa a presença de 10 atacantes no plantel principal - o cálculo envolve a saída de Bergson. As alternativas são: Cléber, Jacaré, Leandro Carvalho, Léo Chú, Lima, Mateus Gonçalves, Rafael Sobis, Rick, Rodrigão e Saulo.

Nomes especulados

A cúpula alvinegra trata as negociações como sigilosas, ou seja, a confirmação ocorre quando o novo reforço assina contrato oficial com o time. Mesmo assim, há nomes especulados no Vovô, como os atacantes: Felipe Vizeu (Udinese-ITA), Marcinho (Chongqing Dangdai-CHN) e Raffael (livre no mercado).

  • Felipe Vizeu: "É excelente jogador, todo mundo sabe, foi formado no Flamengo, hoje pertence a Udinese. Ele está se reapresentando, é um jogador que com certeza cairia bem em 80% dos times do Brasil, mas que tem uma negociação muito difícil [...] A Udinese ainda avalia o plantel, não sabe se vai contar com Vizeu e, caso for liberar, tem de tentar entrar em contato, convencer o jogador e hoje a Udinese conta com ele. Não há nenhum acerto".
  • Marcinho: "Eu conheço bem, foi meu jogador no Internacional. Chegou do Novo Hamburgo, foi para o Inter e está muito bem na China, ganha muito bem e não tem (oferta) nada dele".
  • Raffael: "Teve uma conversa há mais tempo, mas a intenção dele é ficar na Europa, então que eu saiba é isso aí. Se encaixar em outro clube, essa é a situação".

Busca por volante

Legenda: Pedro Naressi treina normalmente com o grupo e aguarda chance para estrear no Ceará
Foto: divulgação / Ceará

Sobre um possível interesse do clube em atletas na função de volante, devido lesão de William Oliveira no menisco medial do joelho direito, Jorge Macedo informou que o plantel atual não precisa de reposição.

A carência foi suprida com a contratação do volante Pedro Naressi, reforço anunciado junto ao RB Brasil e que ainda não estreou. O jogador é responsável por preencher a lacuna na respectiva função do meio-campo.

"A gente identificou (a carência) e trouxemos o Pedro. Ele vem para contribuir com o setor. Tem o Kelvyn que é volante, foi coloado para lateral, mas a posição sempre foi de volante. O Pedro entrou em litígio com o Red Bull, teve saida para o Japão brecado pelo Bragantino e conseguimos trazer um nome muito promissor, passou até no RB da Áustria".