CBF define que só Ceará e Fortaleza podem mandar jogos no Castelão

A entidade enviou comunicado para o Governo do Estado indicando que as disputas das Séries C e D devem ocorrer em outras praças esportivas

Legenda: Ceará e Fortaleza mandam jogos na Arena Castelão
Foto: Thiago Gadelha / SVM

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou ao Governo do Estado do Ceará que só times da Série A do Brasileirão -  Ceará e Fortaleza - devem atuar na Arena Castelão. A indicação é de buscar novas praças esportivas para clubes das Séries C e D, como Ferroviário, Floresta e Guarany de Sobral.

O objetivo é evitar o desgaste do gramado na maratona de jogos do calendário devido à pandemia de Covid-19. A decisão ocorreu após uma comissão da CBF vistoriar a estrutura do equipamento.

Em contato com o Diário do Nordeste, a Federação Cearense de Futebol (FCF) informou que vai acatar o pedido da CBF, seja de manter os times na Arena Castelão ou encontrar novo estádio. Já as diretorias de Ferroviário e Floresta alegaram que não há outro estádio disponível e querem seguir no Castelão.

Em contato com a reportagem, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, reforçou que a recomendação da CBF deve ser seguida, uma vez que as competições nacionais são organizadas pela entidade. A responsabilidade da Federação, no entanto, seria a operação do evento, sem impacto na escolha do local.

"Uma comissão da CBF veio ao Castelão, analisou a estrutura e criticou as condições do gramado. A FCF vai acatar a decisão, isso não é competência nossa. Se todos (os clubes) falarem que só podem jogar na Arena Castelão, a CBF terá duas opções: acata o pedido dos clubes ou indica outro estádio. Vamos aguardar o que a CBF vai decidir", explicou.

A resposta de cada clubes precisa ser enviada até quarta-feira (9) com novas opções de estádio. Vale ressaltar que o Presidente Vargas (PV) ainda está abrigando um hospital de campanha da Prefeitura de Fortaleza no gramado, ou seja, não apresenta possibilidade de jogos.

Legenda: A Arena Castelão é o principal estádio do futebol cearense
Foto: Eduardo Queiroz / SVM

Veja determinações da CBF

Treino: é vedado a qualquer equipe realizar sessões de treino no campo. 

Dia anterior a partida: ambas as equipes caso desejem, poderão realizar o reconhecimento de campo utilizando somente tênis, sem chuteiras ou equivalentes, durante o período de uma hora no máximo. Para tal, deverão agendar com o clube mandante ou administração do estádio.

Pré-jogo: durante o aquecimento deverão ser evitadas atividades que envolvam tração e arranque no mesmo local ou em pequenos espaços que possam danificar o campo de jogo. Aos goleiros, naqueles estádios com traves móveis disponíveis, as atividades de aquecimento deverão ser realizadas nestas traves, fora da pequena e grande área. Contudo, as atividades de saída de gol e tiro de meta serão realizadas na trave fixa. Os estádios que tiverem áreas desgastadas deverão sinalizá-las antes do início do aquecimento para que estas não sejam utilizadas pelas equipes antes do jogo.

Jogo: Para o aquecimento de suplentes utilizar as áreas atrás dos gols (sempre atrás das placas de publicidade) ou espaços próximos aos bancos de reservas, conforme determinado pela equipe de arbitragem. Fica vedado o uso da área interna do campo para atividades de aquecimentos de suplentes durante o intervalo de jogo, salvo o goleiro em caso de substituição por qualquer uma das equipes.

Pós-jogo: As atividades com atletas suplentes no pós-jogo deverão ocorrer mediante orientação da administração do estádio não utilizando em hipótese alguma a área interna de campo. Para execução de tais atividades serão priorizadas áreas atrás dos gols e laterais de campo fora das quarto linhas. Cumpre-nos reforçar que conforme previsto pelo Artigo 7º, Inciso II, do Regulamento Geral das Competições 2020, compete ao clube detentor do mando de campo tomar as necessárias providências para que os pisos dos gramados estejam em condições normais de uso ou nas condições estabelecidas no REC. Desse modo, de acordo com Artigo 14, parágrafo 10 do Regulamento Geral das Competições 2020, caso detectada qualquer desconformidade em relação ao gramado, a utilização do estádio será vetada até a completa regularização do mesmo, e a DCO indicará o local de realização das partidas do clube respectivo. Contamos com a colaboração e compreensão de todos nesse momento de pandemia em que vivemos.

 

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte