Brasil goleia a Bolívia e encerra Eliminatórias na liderança

A partida foi válida pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa de 2022

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira entrou em campo nesta terça-feira (29), às 20h30, contra a Bolívia,  pela 18ª rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo 2022. O duelo ocorreu no estádio Hernando Siles, em La Paz e o Brasil goleou por 4 a 0, com gols de Richarlison (2), Lucas Paquetá e Bruno Guimarães.

Com o resultado, a Seleção Brasileira encerrou as Eliminatórias Sul-Americanas na liderança com 45 pontos em 17 jogos e não pode mais ser ultrapassada pela Argentina, segunda colocada com 39. As duas equipes ainda se enfrentam em data ainda a ser definida pela Fifa, para cumprirem o jogo suspenso ainda pela 6ª rodada.

 

O jogo

 

Com sete mudanças em relação ao time que goleara o Chile na semana passada - duas por necessidade, cinco por opção -, a seleção conseguiu manter sua característica de jogo, apesar da perda de qualidade em função da altitude. O Brasil deteve por mais tempo a posse de bola e foi mais agressivo ofensivamente do que a Bolívia.


Um dos três titulares de linha que permaneceram, Lucas Paquetá mostrou mais uma vez que tem tudo para estar na Copa do Mundo. Meio-campista mais avançado, foi ele o autor do gol que abriu a contagem após ótima infiltração pelo meio. O passe veio de Bruno Guimarães, que entrou na vaga de Fred e serviu como motorzinho do time na primeira etapa. Nesse ponto, Tite certamente gostou do que viu.
 
 
Legenda: O Brasil jogou de forma inteligente na altitude de La Paz e goleou a Bolívia
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 


Na frente, Philippe Coutinho, dessa vez, não conseguiu repetir as boas atuações dos últimos jogos. Um pouco mais retraído, armou pouco e quase não chegou à área. Antony, outro que permaneceu na equipe, também sentiu os efeitos da altitude. Bastante aberto pela direita, teve dificuldades em calibrar o chute. Ainda assim, fez a jogada que culminou no gol de Richarlison, no fim do primeiro tempo.

Os maiores problemas da seleção estiveram no setor defensivo. Nas alas, Dani Alves e Alex Telles não foram opção para o apoio porque o fôlego poderia ser um inimigo implacável na hora de fazer a recomposição. Fabinho também não conseguiu ter a amplitude de Casemiro e cometeu erros bobos à frente da área. Entre os zagueiros, Marquinhos e Militão demonstraram bom entrosamento.
 
 

Goleada

 
 
Com o placar favorável e sem receber nenhum tipo de pressão dos bolivianos, o Brasil jogou leve no segundo tempo. Martinelli entrou na vaga de Coutinho e teve lampejos ofensivos, mas pecou na finalização. As melhores jogadas ofensivas, no fim, vieram da dupla de meias Bruno Guimarães e Paquetá. E foi por intermédio deles que a seleção fechou o placar. Aos 21, Paquetá aproveitou sobra de bola na entrada da área e levantou para Bruno Guimarães marcar um golaço. Aos 44, o volante ainda participou do lance que encontrou Richarlison na pequena área para fazer o quarto.
 
 
FICHA TÉCNICA
 
 
BOLÍVIA 0 X 4 BRASIL

BOLÍVIA - Rubén Cordano; Quinteros, Carrasco e Sagredo; Villamíl (Ramiro Vaca), Herrera (Yesit Martínez), Villarroel, Chura (Franz Gonzáles) e Roberto Fernández; Henry Vaca e Marcelo Moreno. Téc. César Farías

BRASIL - Alisson; Dani Alves, Marquinhos, Eder Militão e Alex Telles (Guilherme Arana); Fabinho, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Philippe Coutinho (Martinelli), Richarlison e Antony. Téc. Tite

GOLS - Lucas Paquetá, aos 24, e Richarlison, aos 44 do primeiro tempo; Bruno Guimarães, aos 21, e Richarlison, aos 45 do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Henry Vaca.

ARBITRAGEM - Eber Aquino (PAR)

PÚBLICO - Não informado.

RENDA - Não informado.

LOCAL - Estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL).