Após muita farra, ex-jogador Claudemir Barbosa foi buscar em Cristo a salvação

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Ele conheceu o doce sabor da fama e do dinheiro fácil como jogador de futebol. Freqüentou as melhores boates de São Paulo. No entanto, as noitadas repletas de bebida, “amigos” e mulheres acabaram prematuramente a sua carreira. Hoje, o pastor Claudemir Barbosa Ribeiro, ex-atleta do Fortaleza, Ceará e São Paulo, dentre outras equipes, vem a público contar a sua trajetória com o objetivo de alertar principalmente quem está começando na atividade desportiva.

DECADÊNCIA - Claudemir iniciou sua carreira nas escolinhas do Fortaleza em 1984 (não confundir com o seu homônimo que começou no Ceará). Em 1986, foi negociado com o São Paulo, época em que Tangerina foi também vendido para a mesma equipe. Foi durante quatro anos que esteve no Morumbi que Claudemir começou a sua decadência dentro dos gramados.

“Passei a andar com jogadores famosos, como Sidney, Müller e Ronaldão. Frequentávamos os ambientes mais requintados da capital paulista. Foram muitas farras e bebedeiras”, conta o ex-atleta. Em 1988, quando veio emprestado para o Ceará, Claudemir já estava totalmente envolvido e prejudicado pelo vício do álcool.

“Nessa época já não conseguia mais me controlar. Depois, fui emprestado para o Juventus e para outras equipes menores, até abandonar a carreira por falta de condição física aos 28 anos. Vendi as camisas que trocava com companheiros de outras agremiações ao final dos jogos. Enfim, perdi tudo que tinha ganho”, confessou.

CRISTO SALVADOR - Quando estava praticamente na sarjeta, perambulando pelas praias de Fortaleza pedindo cachaça até para quem não conhecia, aconteceu a reviravolta em sua vida. “Conheci uma amiga chamada Regina Cláudia que me colocou no caminho de Cristo. Foi num momento de desespero. Pensava até no suicídio. A partir de então, troquei a melancolia e as trevas pela vida de evangélico”.

Claudemir, que casou há um ano e meio com Idaíldes, é pastor da Igreja Evangélica Tabernáculo do Avivamento, localizada na Avenida Visconde do Rio Branco, 1351. Ele convida a todos, sobretudo ex-atletas e jogadores atuais, para os cultos às segundas, quartas e domingos.