Análise: Falhas capitais custam caro ao Ceará

Depois de grande parte do jogo dominante, mas sem chances de gol, o Ceará errou demais na etapa final e sofreu três gols do Vasco, se mantendo no Z-4 da Série A, sem vencer há quatro rodadas

Legenda: Contra o Vasco, ontem foi uma noite em que nada deu certo para o Ceará na Arena Castelão
Foto: KID JUNIOR

Em um campeonato como a Série A do Brasileiro, raramente erros são perdoados ou passam impunes. O Ceará provou disso ontem, contra o Vasco, na Arena Castelão, e o saldo foi uma derrota dura, deixando um cenário desolador neste início de Série A, com apenas um ponto em quatro jogos, ocupando a penúltima colocação.

Com erros graves na defesa e um ataque que não criou praticamente nada, o Vovô foi de um domínio em grande parte do jogo para um segundo tempo desastroso que resultou na derrota por 3 a 0 pela 4ª rodada da Série A.

O placar elástico dá a entender que o jogo foi um passeio do time cruzmaltino, mas foi resultado de erros graves defensivos do Ceará, que pressionou em grande parte do jogo.

A verdade é que o Vozão precisa acordar e encarar o Brasileirão como se deve, para não entrar em uma espiral de derrotas e passar mais uma vez por uma desgastante luta contra o rebaixamento. Um dos jogadores mais identificados com o Ceará, Samuel Xavier, afirmou que a equipe precisa acordar na competição antes que seja tarde.

"O Brasileiro é difícil. A gente erra e toma o gol, o adversário erra e não estamos fazendo. Temos que concentrar mais, sermos mais maduros. Temos uma equipe experiente e levar isso para dentro de campo, acordar, para não sofrer como estes dois anos".

Ouça o CearáCast sobre o jogo

Falsa impressão

Pelo 1º tempo e boa parte da 2ª etapa, não parecia que o Ceará sofreria uma derrota por 3 a 0. A equipe de Guto Ferreira foi superior ao time carioca durante grande parte do jogo, marcando pressão de forma adiantada, desarmando no campo de ataque e atacando em velocidade. Só que faltava o principal, ser efetivo na finalização. Embora tivesse o domínio territorial, o Ceará não exigiu nenhuma defesa ao goleiro do Vasco, Fernando Miguel.

Ou seja, faltou profundidade ofensiva ao Vovô, que não conseguiu que Cléber jogasse. O centroavante não fez nenhum pivô, nem sequer finalizou com perigo. Faltou conexão com Lima, Mateus Gonçalves e também com os laterais, que foram mal no jogo. Enquanto isso, o Vasco só se defendia e praticamente não chegava ao ataque

Legenda: Jogadores do Vasco comemoram gol, enquanto Guto Ferreira observa
Foto: Foto: Kid Júnior

Confira mais notícias sobre o Ceará

Desandou

No 2º tempo, o que já era ruim piorou. A intensidade desapareceu. Com o Ceará sem marcar em cima, o Vasco conseguiu equilibrar o jogo.

Foi aos 22 minutos a primeira falha capital do Alvinegro: Luiz Otávio errou na saída de bola e Germán Cano abriu o placar para o Vasco.

Logo depois, o Vovô teve a chance de empatar com Rafael Sóbis, que recebeu belo passe de Vinícius - de volta aos campos - mas o atacante acertou a trave, perdendo gol incrível. E o Alvinegro pagaria caro pela chance desperdiçada, sofrendo o 2º gol em chute forte de Fellipe Bastos, aos 32.

Já desorganizado, o Vozão ainda sofreria o 3º, em contra-ataque praticamente sem cobertura defensiva, finalizado por Ribamar.

Ficha Técnica

Série A do Brasileiro - 4ª rodada
Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
20 de agosto

Ceará 0
Fernando Prass, Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, Charles (Fabinho), Ricardinho(Vinícius), Mateus Gonçalves (Leandro Carvalho), Fernando Sobral (Rafael Sóbis), Lima (Victor Jacaré), Cléber. Técnico: Guto Ferreira

Vasco 3
Fernando Miguel, Claudio Winck, Ricardo, Leandro Castan, Henrique, Andrey (Guilherme Parede), Fellipe Bastos
(Miranda), Neto Borges (Bruno Gomes), Benítez (Carlinhos), Cano (Ribamar), Talles Magno. Técnico: Ramon Menezes

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP). Gols: Cano, Fellipe Bastos e Ribamar (Vasco); Cartões Amarelos: Lima, Samuel Xavier e Leandro Carvalho (Ceará) e Henrique, Ricardo Graça, Andrey (Vasco) 

Classificação - Série A 2020
Infogram

Veja também