O piloto Valtteri Bottas largou na poliposition do GP da Turquia, à frente de Max Verstappen da Red Bull. Esta é a 16ª etapa da temporada de 2021. A corrida está marcada para este domingo (10).
Acompanhe ao vivo
Bottas, no entanto, não foi o mais rápido do dia, ele fez 1min22s998, encerrando o treino na segunda colocação, mas largará na frente porque Lewis Hamilton sofrerá penalidade de dez pontos por trocar o motor Mercedes.O britânico foi o mais rápido na qualificação, mas partirá na 11ª posição.
Hamilton, além de ser o mais rápido no dia, bateu o recorde da pista ao cravar 1min22s868 neste sábado. Rival direto do britânico na luta pelo título, o holandês Max Verstappen ficou longe do poderio da Mercedes até agora no fim de semana, mas obteve o terceiro tempo no treino oficial de classificação com 1min23s196, que lhe valeu o segundo lugar no grid da corrida.
Confira o grid de largada
Charles Leclerc confirma bom desempenho
O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, confirmou o bom desempenho obtido nos treinos livres de sexta-feira e vai abrir a segunda fila do grid, tendo ao seu lado a AlphaTauri do francês Pierre Gasly, outro piloto com grande rendimento ao longo do final de semana.
O espanhol Fernando Alonso, da Alpine, vai largar em quinto lugar, lado a lado com o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull. O inglês Lando Norris, da McLaren, sai em sétimo, seguido pela Aston Martin do canadense Lance Stroll e pela AlphaTauri do japonês Yuki Tsunoda. O alemão Sebastian Vettel, da Aston Martin, ganhou também uma posição e vai abrir a disputa em 10.º
Q1
A decepção do sábado ficou com o australiano Daniel Ricciardo, da McLaren, vencedor do GP da Itália. Ele foi um dos eliminados no Q1 e largará da 15.ª colocação. Nesta fase do treino oficial de classificação ficou à frente do canadense Nicolas Latifi (Williams), do italiano Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), do finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e do russo Nikita Mazepin (Haas).
Q2
No Q2 foram eliminados Vettel, o francês Esteban Ocon (Alpine), o inglês George Russell (Williams) e o alemão Mick Schumacher, da Haas, que comemorou muito o 14.º melhor tempo da sessão. O espanhol Carlos Sainz Jr., da Ferrari, também se despediu do treino oficial de classificação nesta fase e sairá da 20.ª e última posição por conta de uma punição.
Q3
Na Q3, Bottas marcou logo no início, antes dos carros voltarem para os boxes, 1m23s071. Ao retornarem para a pista, Hamilton fez o melhor tempo do dia e o defendeu até a bandeirada.